TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seu Bichinho é Muito Forte.

Casos: Seu Bichinho é Muito Forte.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

O que foi o Organon Aristotélico?

Foi a tentativa de traduzir no papel o conhecimento humano de diferentes culturas e países, pretendendo assim trazer em conceitos rápidos o conhecimento humano.

2- O que foi a Propedêutica?

Foi a disciplina introdutória a natureza Ontológica do Direito 3- O que é a Ontologia?

Ontologia vem do grego: ontos = ser e logos = razão, lógica. Organizar a sociedade, resolver conflitos, senso de justiça. Segundo Maria helena Diniz a palavra Ser é multívoea, tem uma variedade de sentidos. O ser, em , será aquilo que todos os entes têm em comum; o ser é o que o ente tem e que o faz ser ente. A rigor, ontologia deveria significar teoria do ente, pois consiste na tentativa de classificar o ente, de definir a estrutura de cada tipo de ente.

4- Porque o Direito é plurívoco?

Por que ele é feito de linguagem, de comunicação.O sentido do direito varia de acordo com cada sociedade. Aristóteles dizia que é preciso tratar as pessoas de forma diferente para que haja justiça. Ex.: Quando emitimos uma mensagem o receptor pode entender de forma diferente da que o emissor quis dizer.

5- Dê o conceito de Direito.

Não há consenso sobre o conceito do “Direito”.O Direito não tem conceito definido por ser plurívoco. O Direito é fruto das lutas, avanços da sociedade.Se entende que o Direito é passível do Direito. Dada a variedade de elementos que o compõem, o Direito tem escapado dos marcos de qualquer definição universal

6- Escolha um autor e dê o conceito de Direito segundo o mesmo.

Paulo Nader - Em lato sensu, a Ciência do Direito corresponde ao setor do cónfiecimento humano que investiga e sistematiza os conhecimentos jurídicos. Em stricto sensu, é a particularização do saber jurídico, que toma por objeto de estudo o teor normativo de um determinado sistema jurídico.

Tércio Sampaio Ferraz Jr. – É muito difícil de ser definido com rigor. De uma parte, consiste em grande número de símbolos e ideais reciprocamente imcompativeis, o que o homem comum percebe quando se vê envolvido num processo judicial. De outra parte não deixa de ser um dos importantes fatores de estabilidade social, posto que admite um cenário comum em que as mais diversas aspirações podem encontrar uma aprovação e uma ordem.

Dicionário Aurélio - “Conjunto de normas/leis estabelecidas por um poder soberano, que disciplinam a vida social de um povo” .

Pontes de Miranda - O Direito é processo de adaptação social, que consiste em se estabelecerem regras de conduta, cuja incidência é independente da adesão daqueles a que a incidência da regra jurídica possa interessar.

7- Em caráter enciclopédico, fale sobre a disciplina Introdução ao Estudo do Direito.

É uma disciplina epistemológica: não estuda o Direito em si, mas a ciência do Direito e seus conceitos fundamentais.Estudo dos pressupostos, objeto, método, natureza e validade do conhecimento jurídico.

8- O Direito é uma ciência?

Ciência- objeto próprio ou método próprio. O Direito não é uma ciência. A Ciência Jurídica estuda o Direito (objeto próprio).

9- O que é Processo?

Conjunto de atos sucessivos.

10- Qual é a finalidade do Direito?

Paulo Nader- “O Direito está em função da vida social. A sua finalidade é a de favorecer o amplo relacionamento entre as pessoas e os grupos sociais, que é uma das bases do progresso da sociedade”

João Batista Nunes Coelho -“O Direito propõe-se a promover os alicerces da convivência pacífica e promissora. Essa é a finalidade do conjunto de normas jurídicas impostas pela sociedade a si mesma, através do Estado, para manter a ordem e coordenar os interesses individuais e coletivos”

Finalidade básica – COEXISTÊNCIA PACÍFICA 1- O que é a Ciência do Direito?

Setor do conhecimento humano que investiga e sistematiza os conhecimentos jurídicos. A expressão “ciência do Direito” surge com a Escola Histórica Alemã. Os romanos não se dedicavam a este problema, pois suas teorizações jurídicas estavam ligadas à práxis. Não se preocupavam em saber se sua atividade era uma ciência ou uma arte.

12- O que é a Coisa Julgada?

É a decisão onde não se cabe mais recurso, não cabe mais a reforma da decisão, não pode mais ser modificado. 13- Fale da importância da Linguagem na Ciência do Direito.

Postulado da alteridade-Só existe Direito porque existe diálogo. Nós somos resultados das experiências que vivemos, culturas, valores, tradições. Toda decisão no direito tem efeitos colaterais (efeitos não previstos positivos e negativos). É preciso entender que fazemos direito para o outro para persuadir. A todo instante iremos lidar com valores e idéias e o Direito é uma disputa de idéias( Tese e Antítese). Sem a linguagem não há Direito:Direito tem sentido comunicacional, Postulado da alteridade, Direito é fator de controle social: prescreve condutas. As palavras da lei são abertas, possuindo ambigüidade, permitindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com