TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simbolo Da Psicologia

Trabalho Universitário: Simbolo Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Os movimentos sociais no Brasil sempre foram representados por duas vertentes básicas a intelectualidade inorgânica (extrema direita) e movimentos proletários (extrema esquerda); isso até o início da década de 1990 e antes da instalação de uma política neo liberal. Na atualidade os movimentos sociais (vide protestos em capitais brasileiras) incorporam elementos de todas as camadas sociais; éticas e religiosas.

Oque se configura também pelo processo de abertura econômica; abertura e interpenetração de mercado na globalização e na ampla informação; através de redes sociais. De fato, isso é um retrato da nossa contemporaneidade disforme, individual, mas ao mesmo tempo, homogênea e plural.

A manifestação ou o protesto da forma como todos nós conhecemos, no nosso país expressa uma reação de caráter público onde os manifestantes se organizam com o objetivo de terem suas opiniões ouvidas em uma tentativa de influenciar a política de governo. O movimento social são uma forma de mostrar a indignação do povo brasileiro, acorda Brasil.... precisamos de saúde, escolas, segurança, um país melhor.

B- O movimento social é uma ação coletiva de grupos organizados em busca de mudanças sociais, econômicas e PRINCIPALMENTE POLÍTICA.

A manifestação, organizada pela Frente Nacional de Movimentos, busca denunciar as violações de direitos humanos por conta da realização dos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 (CORREIO BRAZILIENSE). Estas manifestações são também uma crítica a Proposta de Emenda Constitucional 37 (PEC-37) que limita o poder do Ministério Público de investigar crimes, os altos gastos com a Copa do mundo enquanto que o serviço público encontra-se sucateado, alta carga imposta à população, os políticos que frequentemente se encontram envolvidos em esquemas de corrupção e mau utilização dos recursos públicos, falta de investimento na Educação, entre os problemas sociais.

C -Durante as manifestações muito se ouviu falar sobre pessoas que foram atrás de seus direitos, todos com o proposito de melhoramento em relação à educação, transporte, saúde publica, segurança entre outros motivos que vem causando problemas diários para a população. Por estes motivos houve grande importância nos debates e manifestações, pois as pessoas estão a cada dia mais conscientes que precisam participar da sociedade democrática, e felizmente houve um grande crescimento de pessoas que começaram a ver a necessidade de se manifestar expondo as suas opiniões, exigindo seus direito. Afinal saúde publica, educação e transporte são pontos que afeta a todos os menos favorecidos e que possuem a necessidade de politicas publicas que possam os auxiliar.

D- O futebol hoje é um dos esportes mais conhecido mundialmente, e sintetiza a organização social e controle de massas. De significado complexo, pois abrange diversos setores da vida social, cultural e econômico. Produzido pela própria sociedade, ganhou forças e tornou-se uma das maiores e melhores indústrias de lazer, abrangendo demais setores, como comercial e o político. Podemos dizer então que, futebol e ordem social são correlacionados. Alem de ser o esporte mais popular, também tem sido produtor de grandes conflitos, pela forma com que tem sido conduzida. O crescente comercialismo, associado a contratos de jogadores bem remunerados, contratos com grandes empresas (marcas), o envolvimento da mídia (imprensa), bem como o do governo através de suas estatais, sonegação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com