TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome de Burnout

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.197 Palavras (13 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 5

3 OBJETIVOS 6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7

4.1 Avanço tecnológico e o telemarketing 7

4.2 Saúde do Trabalhador em telemarketing 9

4.3 Estresse 10

4.4 Síndrome de Burnout 11

4.4.1 Sintomas 11

4.4.2 Diagnóstico 12

4.4.3 Tratamento 12

4.4.4 Legislação 13

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento tecnológico é uma realidade do século XXI, realidade que vem crescendo exponencialmente com uma velocidade magistral. Junto com esse desenvolvimento cresce o número de empresas especializada nos mais diversos serviços e a população se torna cada vez mais exigente com os produtos consumidos. O intelecto coletivo sobre qualidade do produto também cresce, sendo criado então o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), para suprir a necessidade de informações ao consumidor e sanar possíveis dúvidas, muitas vezes aumentando até a relação Empresa-Consumidor. Em substituto aos Sacs, temos as centrais de telemarketing, revelando oportunidades para empresas se desenvolverem e gerarem empregos em alta escala, chegando a 5 milhões nos Estados Unidos e 1,5 milhão na Europa (TOOMINGAS et al., 2002 APUD GALASSO 2005).

Utilizando-se do telefone e de um terminal de computador, os operadores fornecem informações, dão suporte técnico, recebem queixas e sugestões, e vendem produtos ou serviços. A compactação do trabalho através da manutenção de altas metas e diminuição da jornada de trabalho gera um fator estressante muito alto. Onde o reconhecimento do bom trabalho pode nem sempre estar presente culminando numa fadiga emocional muito grande (GALASSO, 2005)

A palavra Burnout é um termo em inglês que em tradução livre significa “Combustão completa”, um termo forte quando o colocado no âmbito humano, o portador teria então “queimado” todas as suas forças e energias em meio a diversos fatores relacionados ao trabalho.

Os conceitos sobre o que de fato é a Síndrome de Burnout vem se modificando ao longo dos anos, adaptando-se as novas necessidades, descobertas e estudos. A interação com o público está intimamente ligada ao desenvolvimento da Síndrome.

Filho (2004) mostra que existem três formas básicas de tratamento, são essas, a psicoterapia, o tratamento farmacológico e as intervenções psicossociais. A psicoterapia ajudará o portador a repensar e resignificar sua inserção no trabalho e na vida de modo geral, associado ao tempo e espaço para chegar a essas conclusões. O farmacológico dará suporte ao psicoterápico e as intervenções psicossociais surgem da necessidade de afastamento do empregado do ambiente de trabalho.

Na portaria Nº. 1339/GM em 18 de novembro de 1999, que trata da Lista de Doenças Relacionadas com o Trabalho do Ministério da Saúde, já está anexada a Síndrome de Burnout como fator de afastamento do trabalho, dando o direito ao portador de realizar o tratamento de forma eficaz até que tenha plenas condições de voltar ao trabalho (BRASIL, 1999).

Dessa forma percebe-se que a Síndrome de Burnout é algo sério que não pode ser negligenciado, está associada a qualquer trabalhador que lide com o público e os operadores de telemarketing são um grupo de risco. Os danos que trazem a vida do trabalhador são de alta significância e pode ser confundido pelo portador e empregador como uma falta de responsabilidade ou competência. Com base em todo o exposto, emergiu a necessidade de estudar o assunto sendo norteados pela questão: A Síndrome de Burnout em operadores de telemarketing é algo preocupante?

2 JUSTIFICATIVA

Frente a gravidade da Síndrome de Burnout, sua influência na qualidade de vida do portador e sua influência no trabalho do mesmo, é necessário a realização de pesquisas mais profundas sobre o tema. Os operadores de telemarketing são expostos constantemente ao público que veem os procurar muitas vezes para reclamações, com xingamentos e preocupações (GALASSO, 2005).

Segundo MOST (1999, APUD GALASSO 2005), o trabalho em telemarketing é muito estressante, a combinação de elementos do trabalho industrial, exercido ao ritmo da máquina, com uma tensão psicológica presente nos ambientes de escritório, o que torna os operadores susceptíveis ao desenvolvimento de doenças emocionais relacionadas ao trabalho como a Síndrome de Burnout.

A pesquisa da Síndrome de Burnout em operadores de telemarketing se justifica pela escassez de conteúdo a respeito, por ser uma profissão nova voltada para jovens e por ser através desta, e outras, que poderão ser investidas novas formas de conduzir o paciente, além de corroborar para uma atenção especializada focada nesse grupo. Esse estudo, contribuirá ainda com a construção de conhecimento que permita o desenvolver de uma consciência crítica e uma possibilidade de empoderamento dos operadores de telemarketing, relativamente à prevenção de impactos potenciais do trabalho sobre a saúde.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

● Verificar a Síndrome de Burnout em Operadores de Telemarketing

3.2 Objetivos específicos

● Verificar indícios da Síndrome de Burnout nos operadores de telemarketing;

● Analisar o nível de estresse dos operadores de telemarketing;

● Verificar se o trabalho é um fator influenciador no estresse dos pesquisados;

● Verificar se houve algum disgnóstico de Síndrome de Burnout, dentre os pesquisados;

● Verificar se o diagnóstico foi durante o trabalho como operador de telemarketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com