TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinopse e Síntese do Filme Central do Brasil

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  4.133 Visualizações

Página 1 de 5

Sinopse e Síntese do Filme Central do Brasil:

O filme Central do Brasil escolhido pela equipe para análise foi dirigido por Walter Salles e produzido por Arthur Cohn, lançado em 1998 e possui 113 minutos de duração. Pertence ao gênero drama e a linguagem predominante é informal, retratando o cotidiano de pessoas pertencentes à classes menos favorecidas. O roteiro, a linguagem e o enredo são de fácil entendimento. O autor não apresente o desenrolar do tema e da história durante o filme, prendendo dessa forma a atenção do espectador até o final. O cenário do filme é o centro da cidade do Rio de Janeiro, com destaque para a estação Central do Brasil, e o Nordeste. São abordados temas culturais e políticos, sendo as questões das diferenças humanas e sociais abordadas de maneira bem acentuada, uma vez que apresenta as dificuldades e descobertas enfrentadas por pessoas que migram pelo país em busca de melhores condições de vida ou por aquelas que buscam reencontrar seus familiares distantes.

O tema central do filme e as ideias principais consistem na história de Dora, que é uma mulher que escreve cartas para analfabetos em uma estação ferroviária. A mãe do menino Josué pede para que ela escreva uma carta e envie para o pai do menino, porém Dora não a envia, assim como faz com várias outras cartas que lhe pedem. Quando a mãe de Josué morre atropelada em frente á estação, Dora pega o menino e o vende a traficantes de crianças, porém, sente-se culpada e volta para resgata-lo e leva-lo até seu pai que mora na região nordestina, enfrentando assim vários desafios no decorrer da viagem.

A cena mais impactante foi o momento em que Dora vende o menino (Josué) a uma mulher sem saber de suas reais intenções com ele, se preocupando somente com o dinheiro que iria receber. O que impressiona ainda mais é pensar que isso acontece na realidade, onde muitas crianças muitas vezes são tratadas como mercadoria.

O filme apresenta a história de um menino, de baixas condições sociais, que enfrenta várias dificuldades e cuja família também apresenta vulnerabilidades sociais. A partir do momento que sua mãe falece ele se encontra perdido no Rio de Janeiro, até que uma senhora resolve leva-lo até a cidade de seu pai. Ao realizar uma análise comparativa com a realidade é possível apontar que existem muitas crianças que se encontram nesta mesma situação, estando perdidas sem nenhum familiar em cidades grandes, e sem as mínimas condições de sobrevivência. Em meio a sala de aula muitas vezes

podem ser encontradas crianças com uma vulnerabilidade social parecida com a do menino apresentado no filme, o que pode ser identificado pelo fato de sua mão não saber ler e escrever, além do único familiar presente em sua vida ser sua mãe, apresentando muita vontade de conhecer o pai. Pode ser considerado até mesmo comum na sociedade atual crianças com baixas condições e que não conhecem seus familiares, sendo mais preocupante a questão das crianças que acabam ficando sozinhas em cidades grandes, sem nenhum outro familiar, e que devido a este fato, acabam se perdendo, podendo ir morar nas ruas e se tornando até mesmo marginalizadas.

Aspectos e relação da Infância no filme:

O filme traz um cenário onde um dos protagonistas é uma criança onde ela não está inserida em um contexto que lhe proporcione uma vida com os direitos que lhe teriam que ser dados por lei, direitos formulados e previstos no ECA, este que foi criado em 1990, e o filme se passa no ano de 1998, onde ainda o ECA já existia mas ainda não era exercido pelo estado, estes direitos seriam : de vida e saúde, alimentação à educação, lazer à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária para meninos e meninas, e também aborda questões de políticas de atendimento, medidas protetivas e medidas socioeducativas, entre outras providências. O filme traz uma síntese do que acontecia no Brasil na época, e após o comprimento do ECA, o cenário teve grandes mudanças, mas infelizmente ainda é a realidade de muitos. Desde o início o filme retrata uma grande realidade do contexto histórico do nosso país. A história do menino chamado Josué nos proporciona uma visão de que muitas crianças ainda não tem uma infância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com