TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme: Central Do Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Filme: Central Do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 4

Texto

A questão do Analfabetismo e da Exclusão social no Brasil sobre o Filme Central do Brasil.

O filme mostra a realidade do Brasil, principalmente nas condições de vida de pessoas que deixa sua família para tentar a vida na cidade grande só que não sabe que chegando aqui a vida é dura, muitos inicia a vida no subúrbio de uma cidade grande em um país subdesenvolvido onde o trabalho a moradia a sobrevivência é muito difícil principalmente para aqueles sem informações estudo e principalmente apoio.

A massa de migrantes nordestinos, que desde o início do século abandona o sertão em busca de melhores oportunidades na cidade, aumentou nos centros urbanos, que os trata como descartáveis, entregando-os ao tráfico e assalto, que se torna alternativa para essas pessoas sobreviver quer dizer aquelas que não forem presas ou mortas.

A História é de uma professora aposentada que cobra uns trocados e em troca escreve cartas para os familiares dos nordestinos que ficaram longe no sertão do agreste. Muitas vezes, estas cartas nem era entregues. Dora uma professora aposentada escrevia cartas para pessoas que não sabia escrever e gostaria muito de enviar uma mensagem para alguém sendo que hoje em dia isso é muito difícil de acontecer porque existem os meios de comunicação e principalmente tecnologia muito avançada para retrata a vida.

Josué um garoto pobre de oito anos que perdeu sua mãe gostaria de encontrar seu pai e seus irmãos só que ele morava no Nordeste e ele precisava viajar para lá e ele era apenas uma criança sozinha, sem dinheiro, sem família sem nada e foi ai que começou uma grande amizade da professora ganhava sua vida escrevendo cartas.

Dora passa a conhecer o menino Josué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido cheio de muitas pessoas, mas que só pensa em si próprio onde se encontrar um garoto pela rua já acha que é um marginal e se chegar perto é um assalto. A riqueza no país é muito grande, mas o salário o preconceito também é muito vergonhoso.

O menino vivia nas ruas sem ninguém para defender ate que um dia após um grave acidente, Josué quase foi vitima de uma tentativa de tráfico para o exterior, com tudo que aconteceu o menino ficou muito assustado e Dora rendeu-se ao apelo do menino ele contou toda sua historia e ela o acompanhou em busca de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco.

A crescente concentração de riqueza, o salário mínimo vergonhoso, muito desemprego, miséria, falta de saneamento básico, assistência a saúde onde as pessoas sentem na pele que não são bem vindos, retirantes nordestinos que para fugirem da seca e da fome, vem para a cidade grande São Paulo em busca de melhores condições de vida. Porém, em sua grande maioria, acabam morando em favelas na periferia da cidade e ocupam os piores postos de trabalho

porém Dora acaba se envolvendo assumindo a história dele como se fosse sua convive com ele, assume papel de mãe e juntos como mãe e filho vivem uma série de aventuras, envolvimento emocional e sentimento de maternidade.

Retornam para a cidade de origem daquele garoto, onde ele reencontra seus familiares.

A história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com