TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintomas de Depressão

Artigo: Sintomas de Depressão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Depressão

Depressão é uma doença que foi descoberta por volta do século XXI, que afeta o sistema nervoso central, a emoção, a percepção, o pensamento, o comportamento do individuo, etc...

É caracterizada por ser uma doença que proporciona uma tristeza duradoura e até problemas para dormir.

Atualmente a depressão atinge cerca de 10% da nação Brasileira.

Tendo como causa fatores genéticos, ambientais, psicológicos e outros fatores clínicos.

O principal sintoma dessa doença é o humor alterado, que pode envolver sentimentos como tristeza, indiferença e desânimo. Todos esses sentimentos são naturais do ser humano e nem sempre são sinônimo de depressão, mas, se somados a outros sintomas da doença e persistirem na maior parte do dia por ao menos duas semanas, pode caracterizar um quadro de depressão clínica.

Outros sintomas são a falta de interesse em atividade de lazer, incluindo o sexo. O indivíduo também sente muito cansaço, fadiga, falta de energia, dificuldade em concentração, memória falha, excesso ou diminuição do apetite, insegurança, dificuldade para tomar decisões, dores de cabeça, estômago e no corpo.

Sua principais conseqüências são os prejuízos familiar, profissional, grande risco de suicídio e também implica no tratamento de outras doenças.

Para ser diagnosticado o transtorno depressivo é realizada uma consulta clinica detalhada com o médico psiquiatra, são também utilizados exames para um diagnostico mais preciso.

Seu tratamento é feito a base de antidepressivos, que são medicamentos que não causam dependência, porém, só podem ser comprados com prescrição médica.

Em alguns casos, o médico indica também que o paciente faça sessão de psicoterapia, conduzido por um psicólogo, exigindo também uma medida eficiente contra a depressão que são a pratica de atividades física.

Depressão pode ocorrer em qualquer fase da vida: na infância, adolescência, maturidade e velhice. Os sintomas podem variar conforme o caso. Nas crianças, muitas vezes são erroneamente atribuídos a características da personalidade e nos idosos, ao desgaste próprio dos anos vividos.

No que se refere à sua relação com os neurotransmissores, a hipótese”transtorno de humor” explica que a depressão é causada por baixos níveis de serotonina e noradrenalina. A elaboração dessa hipótese foi feita a partir de observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com