TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintomas de depressão

Artigo: Sintomas de depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Artigo  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

A depressão atualmente é definida como uma doença multifatorial, ou seja, tanto um problema de ordem psicológica como orgânica, tais como fatores sociais, emocionais e até mesmo genético podem desencadear os sintomas recorrentes da depressão. Este resumo visa aprimorar os conhecimentos desta patologia, levando em consideração seu sintomas e tratamento.

De acordo com as diversas teorias que envolvem a depressão, o que sabemos é que sua origem ainda é incerta, visto que tantos fatores internos quanto externos são capazes de desencadear uma série de comportamentos e sintomas que observados a fundo formam um quadro de depressão.

Lembrando que a depressão não se manifesta sempre da mesma forma, pelo contrario, tende a apresentar seus sintomas de acordo com cada organismo e também seu circulo social, pois ela não é caracterizada apenas pelo isolamento,tristeza ou perda de interesse em algo que em uma situação corriqueira a pessoa daria a devida atenção. A depressão pode manifestar-se também através de alteração no sono, pela falta de energia, fadiga e até mesmo através da dor.

Observado qualquer alteração no comportamento emocional ou físico onde persiste por vários dias ou semanas, é necessária intervenção médica, pois a pessoa pode estar precisando de tratamento adequado e o quanto antes diagnosticado a depressão, melhor e mais rápido serão os efeitos do tratamento.

Partindo do princípio que a pessoa com depressão é um doente crônico, visto que suas atividades neurais não desempenham devidamente suas funções, interferindo gradativamente no comportamento da pessoa, o que a principio pode ser facilmente julgado como preguiça, desinteresse ou falta de motivação, a longo prazo é uma patologia onde o cérebro deixa de receber estímulos necessários para sua funções desde as mais básicas até chegar a um grau elevado onde é necessário intervenção médica.

Todos nós ficamos tristes ou alegres, sofremos alterações de humor, temos crises emocionais passageiras devido a problemas sociais e sentimentais, No caso da depressão essas crises emocionais se tornam intensas e difícil de reverte-las. Isto tem uma explicação orgânica, pois em nosso sistema nervoso existem substancias químicas responsáveis pela transmissão de impulsos elétricos entre os neurônios, essas substancias são denominadas neurotransmissores. É importante saber a atuação dos principais neurotransmissores em nosso sistema nervoso central, pois estão intimamente ligados ao nosso bem estar, são eles:

• Noradrenalina: Responsável por influenciam no humor, ansiedade, sono e alimentação, tem como uma das pricipais ações manter a pressão sanguínea em níveis normais;

• Serotonina: Esta ligada a comunicação entre os neurônios, pois é fundamental para a percepção e avaliação do meio e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. A falta ou excesso desse neurotransmissor esta envolvido em várias patologias, assim como na depressão;

• Dopamina: É precursora natural da adrenalina e da noradrenalina, tendo como função de estimulante do sistema nervoso central, sendo responsável pelo controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória;

• Adrenalina: Responsável por preparar nosso organismo para grandes esforços físicos, estimulando o coração, elevando a tensão arterial, o que aumenta o nível de açucar no sangue, relaxa certos músculos e contrai outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com