TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema: conceito e hierarquia

Seminário: Sistema: conceito e hierarquia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema: Conceito e Hierarquização

O crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano conduziram, através do tempo, a uma maior especialização, pois já não era possível para um único homem absorver tantas informações dos vários ramos do conhecimento.

Essa busca por mais especialização permitiu ao homem penetrar mais fundo em uma determinada área, sua visão global dos problemas ficava reduzida.

Passando essa época da especialização o homem passou a buscar o que existe em comum entre as diversas áreas do conhecimento. O momento histórico que reverteu o processo da especialização foi a Segunda Guerra Mundial.

Emergiu então a Teoria dos Sistemas Gerais, formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth Boulding e pelo biólogo Ludwing von Bertalanffy por volta de 1950.

Em termos de definição Sistema seria qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, Interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo.

Coube a Kenneth Boulding agrupar e hierarquizar os sistemas segundo a complexibilidade de que se reveste. Sugeriu ele oito níveis:

No primeiro, situam-se os sistemas estáticos. Compôem-se de estruturas, tipificadas pelo padrão dos átomos em uma formula molecular tais como os mapas da terra ou do sistema solar.

O segundo compreende os sistemas dinâmicos simples. Neles se incluem os mecanismos de relógio de movimento predeterminado.

O terceiro abrange os sistemas cibernéticos simples, servindo de exemplo o termostato. Ele permite ao sistema regular-se e manter determinado equilíbrio dentro dos limites estabelecidos.

No quarto nível encontramos o sistema “aberto” nesse nível a vida diferencia-se da não vida.

A vida vegetal ilustra o quinto nível. Seria a divisão do trabalho por suas células formadoras.

O sexto nível é do reino animal. Seria onde surgem as especializações ou maior informação, vista á mobilidade e ao comportamento.

O sétimo seria o ser humano. Aqui seria o nível onde mostraria uma maior habilidade e capacidade de interpretar. Seu pensamento deve estar de acordo com a época em que vive.

O oitavo nível seria da organização social, seria o papel desempenhado pelo individuo, a parte dele que interessa a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com