TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos

Artigo: Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos

O Satepsi é o sistema de avaliação de testes psicológicos criado e alimentado pelo Conselho Federal de Psicologia- CFP para divulgar informações sobre os testes psicológicos à comunidade e às(o) psicólogas(o).

Neste sítio, é possível saber quais testes estão favoráveis ou desfavoráveis para o uso profissional. Para as(o) psicólogas(o), é possível a realização de cadastro, vinculada a apresentação do registro profissional no Conselho Regional de Psicologia, para obtenção de informações adicionais sobre os testes, por exemplo, a área de aplicação.

Pode-se consultar também os instrumentos avaliados pelo CFP que não foram considerados teste psicológico e os instrumentos que foram considerados testes psicológicos e, portanto, seu uso é privativo a psicólogos. Cabe esclarecer, no entanto, que os psicólogos só podem utilizar profissionalmente os testes que receberam parecer favorável, conforme dispõe a Resolução CFP n° 002/2003:

“Art. 16 - Será considerada falta ética, conforme disposto na alínea c do Art. 1º e na alínea m do Art. 2º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, a utilização de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo CFP, salvo os casos de pesquisa”.

Conclusão

O Satespsi é muito importante pois credencia e descredencia alguns testes desponíveis no mercado.

Alguns testes devido ao seu tempo não atende mais as expectativas e não em têm objetivos desejados .Por isso é de muita importância os psicólogos ficarem atualizados no site satespsi , pois saberão se os teste que estão fazendo o uso é favorárel ou não para serem usados.

Se fizerem o uso de um teste descredenciado poderá sofrer penalidades escritas no artigo16.

No meu ponto vista acho muito importante este site , pois podemos primeiramente saber se profisional que nos está atendendo é capacitado para a função e se os teste que estão sendo aplicados está dentro da legalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com