TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stress - definição e sintomas

Tese: Stress - definição e sintomas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Tese  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Stress - definição e sintomas

As pessoas sofrem de stress quando sentem que há um desequilíbrio entre as solicitações que lhes são feitas e os recursos de que dispõem para responder a essas solicitações.

Embora seja psicológico, o stress afeta igualmente a saúde física do indivíduo.

Entre os fatores de risco mais comuns do stress relacionado com o trabalho contam-se a falta de controlo sobre o trabalho, solicitações inadequadas e falta de apoio por parte dos colegas e das chefias.

O stress é provocado por um desajustamento entre nós e o trabalho, por problemas de relacionamento, pela presença de violência psicológica ou física no local de trabalho ou ainda pela existência de conflitos entre o nosso papel no trabalho e fora dele.

Cada indivíduo reage de forma diferente às mesmas circunstâncias. Umas pessoas reagem melhor do que outras à pressão de muitas solicitações. O que conta é a avaliação subjetiva que cada indivíduo faz da sua situação, não sendo possível determinar com base exclusivamente na situação o stress que esta pode provocar.

O stress pontual - por exemplo, para cumprir um prazo - não constitui, em princípio, um problema: pelo contrário, pode ajudar as pessoas a darem o seu melhor. O stress constitui um risco para a segurança e a saúde quando se torna persistente.

Sintomas de stress relacionado com o trabalho

O stress pode alterar a forma como uma pessoa sente, pensa e se comporta. Entre os sintomas de stress contam-se:

Ao nível da organização:

Absentismo, elevada rotatividade do pessoal, incumprimento de horários, problemas disciplinares, assédio, produtividade reduzida, acidentes, erros e agravamento dos custos de compensação ou de saúde.

A nível individual:

Reações emocionais (irritabilidade, ansiedade, perturbações do sono, depressão, hipocondria, alienação, esgotamento, problemas ao nível das relações familiares);

Reações cognitivas (dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão);

Reações comportamentais (abuso de drogas, álcool e tabaco; comportamento destrutivo) e

Reações fisiológicas (perturbações lombares, défice imunitário, úlceras pépticas, problemas cardíacos, hipertensão).

Ajustamento

Transtornos de ajustamento são uma reação ao estresse. Não há uma única causa direta entre o evento estressante e reação. Crianças e adolescentes variam em seu temperamento, experiências passadas, vulnerabilidade e habilidades de enfrentamento. O seu estágio de desenvolvimento e da capacidade de seu sistema de apoio para atender suas necessidades específicas relacionadas com o estresse são fatores que podem contribuir para a sua reação a um estresse particular. Estressores também variam em duração, intensidade e efeito. Nenhuma evidência está disponível para sugerir um fator biológico específico que causa transtornos de ajustamento.

Quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com