TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stress e seu tratamento

Artigo: Stress e seu tratamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Deve-se ficar atento as três fases do estresse. A primeira é a fase de alerta e o grau do estresse é leve ,os sintomas são:taquicardia,tensão muscular,mãos frias e suadas e sensação de “nó” no estômago.Na segunda fase chamada de resistência ou adaptação, o grau do estresse é moderado.Nesta fase os sintomas da primeira desaparecem.Há dificuldade de memória e mal estar generalizado.E na terceira chamada de fase da exaustão,o grau de estresse é severo.Há queda acentuada dos mecanismos de defesa favorecendo a instalação e o agravamento das doenças.

Depois de identificar o agente estressor nesse caso o trabalho, o importante é seguir para os tratamentos convencionais com: remédios,alimentação adequada, atividade física e os não convencioais ou sejam os tratamentos alternativos.

No tratamento medicamentoso: os remédios só podem ser prescritos por um profissional médico,pois somente ele poderá indicar o melhor remédio para cada caso,porém os mais utilizados são:calmantes,antidepressivos e ansiolíticos.

A importãncia da alimentação adequada é que durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, portanto para repor essa perda é recomendado comer muitas verduras e frutas, pois são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Brócolis, chicória, acelga e alface são ricos nesses nutrientes. O cálcio pode ser reposto com leite e seus derivados.

Qualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórias, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo a produção de substâncias com caráter relaxante e analgésico, como a endorfina.Uma das atividades física mais eficaz e indicada é a natação, pois além de obter todos os benefícios do esporte, tem menores riscos de lesões.

Dentre os tratamentos alternativos ou seja aquele que não há uso de remédios, podem ser citados: A Fitoterapia, que é um tratamento feito com plantas para combater o estresse como: melissa, rosa branca, valeriana e maracuja; acupuntura,terapia com florais de bach, aromaterapia,cromoterapia,massagens relaxantes como: shiatsu, quick massage,massagem com pedras quentes,bambuterapia,massagem ayurvédica, dentre outras e o Reike que é é uma técnica japonesa que consiste em reequilibrar a energia do corpo. As trocas de energias são feitos entre as mãos e pontos energéticos específicos (chácaras).Tudo para promover o bem-estar físico e mental das pessoas com estresse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com