TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome de Bournout em Docentes: Do Diagnóstico ao Tratamento.

Por:   •  12/12/2016  •  Artigo  •  6.154 Palavras (25 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 25

SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES: DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO

BURNOUT SYNDROME IN TEACHERS: FROM DIAGNOSIS TO TREATMENT                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

NILSEM SOCORRO SOUZA DOS SANTOS¹

IRAN JOHNATHAN SILVA OLIVEIRA²

¹Psicóloga, pós-graduanda  em Psicologia Clínica - Avaliação e Intervenção pelo Centro Universitário UNIRG.  E-mail: nilsemieq@gmail.com.

²Graduado e Mestre em Psicologia (PUC-GO), Docente do curso de Psicologia do CEULP ULBRA – Palmas; Docente Efetivo no curso de Psicologia do Centro Universitário UNIRG. E-mail: iranjsoliveira@hotmail.com.

RESUMO

Introdução: A síndrome de burnout se caracteriza pelo estresse crônico vivenciado por profissionais que lidam de forma intensa e constante com as dificuldades e problemas alheios, nas diversas situações de atendimento, os docentes se incluem nesse grupo. Objetivo: Estudar a Síndrome de Burnout em docentes desde o seu diagnóstico ao tratamento.  Metodologia: Pesquisa bibliográfica qualitativa. Considerações finais: Em conformidade com o estudado por meio da literatura consultada, foi possível concluir que a Síndrome de Burnoult tem crescido cada dia mais nas salas de aula, prejudicando a atuação dos docentes, onde este tem sua saúde mental comprometida e seu rendimento reduzido. O diagnóstico foi apresentado como um fator diferenciador para evitar perda da qualidade de vida e até o suicidio.

Descritores: Sindrome de Burnout. Professores. Diagnóstico. Tratamento.

ABSTRACT

Introduction: Burnout is characterized by chronic stress experienced by professionals who work intensely and steadily with the difficulties and problems of others , in various situations of care, teachers are included in this group. Objective: To study the Burnout Syndrome in teachers from diagnosis to treatment. Methodology: qualitative bibliographic research. Final Thoughts: According to the study by the literature , it was concluded that the Burnoult syndrome has grown every day more in classrooms , affecting the performance of teachers , where it has its compromised mental health and their low income. The diagnosis was presented as a differentiator to prevent.

Keywords: Burnout Syndrome . Teachers. Diagnosis. Treatment..

INTRODUÇÃO

A terminologia "Síndrome de Burnout" surgiu nos anos setenta nos Estados Unidos por um pesquisador chamado Freunderberger (1974, citado por NUNES, 200614), a partir de observação de que muitos dos voluntários de sua pesquisa, os quais eram seus colegas de trabalho, desenvolveram, ao longo do tempo, um gradual processo de desgaste de humor e de desmotivação, em conformidade com sua observação era um processo que durava aproximadamente um ano, o indivíduo ainda sofria de sintomas físicos e psíquicos que contribuíam para um estado de “exaustão” generalizado.

Na década de oitenta a Psicóloga Social Christina Maslach (1981, 1984, 1986, citado por NUNES, 200614) realizou pesquisa avaliando como os indivíduos lidavam com a estimulação emocional no ambiente de trabalho, tal pesquisa apontou conclusões semelhantes às de Freunderberger.  O interesse da pesquisadora era compreender as estratégias cognitivas que ficaram conhecidas como despersonalização. Tais estratégias se referiam especificamente sobre como os profissionais da saúde (enfermeiras e médicos) lidavam com sentimentos de

compaixão e o domínio do distanciamento emocional, com o objetivo de evitar o envolvimento com a enfermidade ou patologia que o paciente apresenta e utilizando a "desumanização em defesa própria", isto é, o processo de proteger-se a si mesmo frente a situações estressoras, respondendo aos pacientes de forma despersonalizada.

Nos tempos atuais o desenvolvimento da Síndrome de Bournout não se limita aos profissionais da saúde, mas também podem ser diagnosticada em outras categorias de profissionais, principalmente aqueles que lidam com pessoas, que precisam ter a capacidade de lidar com o sofrimento alheio como forma de proteger seu próprio emocional. Nessa perspectiva, o profissional docente encontra-se na linha de frente dos problemas socioeconômicos da sociedade, ao lidar com crianças, adolescentes e adultos e suas subjetividades é exposto ao sofrimento psicológico de outras pessoas, o que por sua vez, afeta seu próprio emocional, somadas às condições de trabalhos nem sempre favoráveis a bons resultados, entre outros, o que favorece o desenvolvimento dessa patologia.

Este estudo teve como objetivo conhecer os fatores que podem desencadear a síndrome de Bournout em professores a partir de pesquisa bibliográfica. Assim, o foco central desta pesquisa foi compreender Síndrome de Bournout em docentes desde o diagnóstico ao tratamento. Para nortear a discussão teórica desse trabalho, utilizou-se os principais autores: Amorim (2004¹); Borges (2002³); Benevides-Pereira (20024); Lipp (20058); Mendes (2002),  a Metodologia utilizada, foi a pesquisa bibliográfica.

MATERIAIS E MÉTODO

O presente artigo científico segue os moldes de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, visando fazer uma ilustração geral sobre a Síndrome de Burnout em docentes desde o seu diagnóstico ao tratamento.

A pesquisa classificou-se como descritiva, por meio da identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis relacionadas ao assunto tratado, nessa perspectiva, foi realizada uma análise bibliográfica sobre a temática.

Adotou-se a pesquisa bibliográfica por esta disponibilizar uma quantidade razoável de material pesquisado sobre o problema de forma significante, mas que ainda não foi submetido a uma reflexão critica. Levantaram-se conhecimentos de forma bastante ampla do assunto utilizando acervos virtuais e livros, periódicos e materiais já publicados e disponibilizados na Internet. A pesquisa bibliográfica procurou explicar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (263.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com