TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome de Burnout em Profissionais de Saúde

Por:   •  14/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  8.458 Palavras (34 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 34

Osfémio Timóteo Chaúque

        

Síndrome de Burnout em Profissionais de Saúde do Hospital Distrital de Massinga

Licenciatura Em Psicologia

        

Universidade Save

Massinga

2023


Osfémio Timóteo Chaúque

Síndrome de Burnout em Profissionais de Saúde do Hospital Distrital de Massinga

[pic 1]

Universidade Save

Massinga

2023

Índice                                                                                                                                             Pág.

Capítulo I: Introdução        4

1.1.        Contextualização        4

1.2.        Justificativa        5

1.3.        Problematização        6

1.4.        Objectivos do estudo        7

1.5.        Hipóteses        7

Capitulo II: Referencial teórico        8

2.1. Síndrome de Burnout        8

2.2. Síndrome de Burnout em profissionais de saúde        11

2.3. Causas da Síndrome de Burnout em profissionais de Saúde        12

2.4. Sintomatologia da Síndrome de Burnout        14

2.5. Tratamento da síndrome de Burnout        17

2.6. Medidas preventivas a síndrome de Burnout        18

2.7. Impacto da Síndrome de Burnout ao profissional de Saúde        18

2.8. Análise de investigação empírica da prevalência da SB em profissionais de Saúde        20

Capitulo III: Metodologia de pesquisa        21

3.1. Tipos de pesquisas científicas        21

3.1.1. Quanto aos objectivos        21

3.1.2. Quanto aos procedimentos técnicos        22

3.1.3. Quanto a abordagem        22

3.2. Instrumentos e técnicas de colecta de dados        23

3.3. População e amostragem        24

3.4. Técnicas de análise dos dados        24

3.5. Aspectos éticos da pesquisa        24

Bibliografia        26


Capítulo I: Introdução

  1. Contextualização

O trabalho está presente no quotidiano das pessoas, é por meio do qual que os homens transformam a natureza e a si próprios. É uma actividade inerentemente humana, que a depender das condições ambientais e pessoais, sofrem evoluções constantes, e em muitos casos, por ser uma actividade que pode ocupar grande parte do tempo dos indivíduos, torna-se assim um dos principais causadores de estresse no quotidiano laboral, as quais podem ocasionar sofrimento ao profissional causando assim a Síndrome de Burnout (Petry, 2022; Nascimento, 2022).

A actividade laboral dos profissionais de Saúde, constitui para uma grande parte destes um domínio de grande satisfação, contudo, pode apresentar-se como uma fonte de experiências menos positivas. Entretanto, a procura da excelência dos cuidados de saúde, gera nos sistemas de saúde uma sobrecarga de atenção centrada no profissional, que pode causar o esgotamento profissional. O presente estudo alicerça-se na necessidade de avaliar a incidência da Síndrome de Burnout em Profissionais de Saúde do Hospital Distrital de Massinga. Vale ressaltar que o termo “Esgotamento Profissional” referenciado no texto refere-se a Síndrome de Burnout.

Os profissionais da saúde são expostos a diversas situações de estresse e desgaste decorrentes do contacto quotidiano com pessoas debilitadas, ou doentes, além de terem que lidar com tensas relações interpessoais e hierárquicas nas instituições de saúde. Embora o Burnout acometa as mais diversas profissões, aquelas em que se lida com o sofrimento alheio aumentam a vulnerabilidade, os profissionais de saúde são os mais afectados por esta síndrome, por estarem diariamente expostos aos riscos, pela convivência com o sofrimento e a morte, alta demanda de pacientes, trabalho em turnos, conflitos nas relações interpessoais, bem como baixo reconhecimento e desvalorização profissional (Farias et al, 2019).

Nesse sentido, estudos têm demonstrado que esses estressores desencadeiam o adoecimento mental de muitos Profissionais da área da saúde, principal causa de absenteísmo e incapacidade laboral. O estresse ocupacional interfere nas diversas áreas da vida do indivíduo, podendo ocorrer desajustes na saúde física e mental (Tavares et al, 2020). O estresse, além de ter um efeito facilitador no desenvolvimento de doenças, pode propiciar prejuízos para a qualidade de vida e para produtividade do ser humano.

Quanto à estrutura, o presente projecto de pesquisa encontra-se organizado em três (3) capítulos com amplitude da sua complementaridade lógica, partindo do primeiro capítulo: Introdução que faz a apresentação do tema, problematização onde coloca-se o motivo da pesquisa, justificativa. O segundo capítulo: referencial teórico, no qual faz-se o enquadramento teórico da pesquisa e a discussão de alguns conceitos fundamentais para a compreensão de uma forma geral sobre os diferentes aspectos que versam sobre o Esgotamento Profissional em Profissionais de saúde. E o terceiro capítulo corresponde a Metodologia, onde serão apresentados os tipos de pesquisa, a população e a amostra, técnico de recolha de dados. E por fim as referencias bibliográficas.

  1.  Justificativa

O tema em abordagem fundamenta-se pelo facto do pesquisador ter vivenciada no Hospital Distrital de Massinga, no segundo semestre do ano de 2022, durante o as Praticas Técnico profissionais II em Psicologia Aplicada, um experiencia de contacto dos profissionais e pacientes, tendo observado a exposição destes profissionais a diversas situações de estresse e desgaste decorrentes por estarem diariamente expostos aos riscos, pela convivência com o sofrimento e a morte, alta demanda de pacientes, trabalho em turnos, conflitos nas relações interpessoais, bem como baixo reconhecimento e desvalorização profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.1 Kb)   pdf (248.3 Kb)   docx (927.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com