TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto da Síndrome de Burnout Para os Profissionais de Psicologia em Iniciação à Prática Profissional

Por:   •  31/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]   FACULDADE CASTRO ALVES

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Disciplina – Trabalho Monográfico I

Professora – Gisélia Evangelista Souza

Aluna – Raimunda das Luzes Arraes Brauna Araujo

1.TEMA

O impacto da Síndrome de Burnout para os profissionais de psicologia em iniciação à prática profissional.

2. PROBLEMA

A formação em psicologia possui características peculiares da atividade que proporcionam ao profissional em formação o estresse e como conseqüência a Síndrome de Burnout.

Quais os impactos da Síndrome de Burnout nos formandos em psicologia em fase de iniciação da prática de atendimentos?

3.HIPÓTESES

É de se supor que o profissional psicólogo, em virtude das demandas dos que procuram auxílio, carregados de dor e sofrimento, às vezes além das possibilidades reais dos seus cotidianos, ocasione sobrecarga e desgaste ao profissional psicólogo sem experiência prática, pós formação do curso, podendo desencadear a Síndrome de Burnout.

A compreensão da Síndrome de Burnout e os mecanismos de superação poderão proporcionar maior estabilidade emocional ao profissional psicólogo no transcorrer da prática clínica ou outra modalidade de atuação escolhida pelo profissional.

O desenvolvimento na experiência prática pode proporcionar equilíbrio e descoberta de meios para lidar com os desígnios da profissão.

4.OBJJETIVOS

4.1.OBJETIVO GERAL

Identificar e analisar a relação entre a experiência prática do formando em psicologia e o diagnóstico da Síndrome de Burnout.

4.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para que se possa analisar as informações disponíveis sobre o burnout e a sua implicação ao profissional Junior em psicologia e contemplar, desta feita o objetivo geral desta pesquisa, seguem-se os objetivos específicos abaixo.

a)Verificar se a experiência prática inicial do profissional em psicologia pode desencadear a Síndrome de Burnout.

b)Analisar quais fatores básicos desencadeadores estariam envolvidos no acometimento da Síndrorme.

c)Propor mecanismos para que os profissionais em iniciação prática possam se proteger da Síndrome de Burnout.

5.JUSTIFICATIVA

A síndrome de Bournout é caracterizada pela fadiga crônica, degradação, exaustão física e mental. O profissional formado em Psicologia, após a sua graduação, se depara com um desafio, caracterizado pela marcante disputa por trabalhos num mercado complexo e competitivo, componente altamente estressor. Associado a este fato, encontra-se comprometido com a escuta assídua e criteriosa em virtude do contato direto com as pessoas.

A ocupação em psicologia faz dessa atividade um agente carregado de responsabilidades extremas, desde a alternativa de abordagens e os estudos das técnicas a serem empregadas com a clientela, muitas vezes complexas, exigindo constante atualização, provocando um sentimento de insegurança e ansiedade já demonstrado pelo profissional mesmo durante a formação, podendo propiciar o desenvolvimento da Síndrome de Burnout.

Além da importância acadêmica que o assunto desperta, não raro encontrar formandos imbuídos das atividades de formação curricular, as incertezas e crises de inseguranças provocadas pelo receio do “por vir”. Este fato desperta curiosidade como o profissional de psicologia cuidará das suas carências, ansiedades e manifestações físicas aparentes, uma vez que sua atividade é manifestamente assistencialista, o que pode provocar reações emocionais e por conseqüências físicas para o desencadeamento do transtorno mental.

6.METODOLOGIA

A proposta deste trabalho é estudar a temática proposta quanto aos objetivos acima descritos, numa pesquisa exploratória bibliográfica,  abordagem qualitativa e objetivo descritivo observacional, uma vez que vai constar de análise,  consulta e inquirição informal aos formandos em psicologia. Este trabalho será desenvolvido de maneira investigativa sobre o tema proposto, que no caso em epígrafe é a Síndrome de Burnout, de maneira a atingir a maior veracidade possível no processo de conhecimento do problema externado.

Será feito pesquisas em repositórios científicos com publicações acerca do tema, a exemplo de sites como SCIELO e de Universidades, publicações em periódicos, jornais e livros, de modo a evidenciar a validade e a confiabilidade através dos dados que serão obtidos. Os descritores são: Síndrome de Burnout, Profissionais da Psicologia e Saúde do trabalhador.

Após levantamento do material teórico, este será segregado de forma a se obter os conteúdos que mais se aproximem do objetivo da pesquisa e posterior fichamento para registro dos principais sub-temas e conteúdos a serem explorados.

De metodologia exploratória e valendo-se de revisão bibliográfica para contextualização com abordagem qualitativa, segundo explicitado nos parágrafos anteriores, a escolha desta metodologia se justifica para trazer à baila um diagnóstico de transtorno mental recentemente detectado pelos cientistas estudiosos do tema.

Uma exploração sistematizada da temática e conteúdos auferidos através da segregação criteriosa levará a resposta ao problema proposto. A seleção dos autores, a interpretação dos conteúdos e a observação dos comportamentos de profissionais recém graduados farão parte do trabalho final que será disponibilizado, nos padrões da ABNT, em forma de Monografia.

 

7.REVISÃO DE LITERATURA

O profissional de psicologia após titularização, em inicio das atividades práticas, acrescido do período de exaustão de conclusão do curso, aventura-se ao mercado de trabalho de maneira incipiente, carregado de insegurança, mergulhado em expectativas de retorno imediato de satisfação e gratificação pela prática, associado ao trabalho especializado e isolado do profissional de psicologia, constitui a combinação de fatores ideal para a Síndrome de Burnout (SB), visto que ela é uma forma de resposta ao estresse laboral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com