TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TANOREXIA: A OBSESSÃO EM MANTER O CORPO SEMPRE BRONZEADO

Pesquisas Acadêmicas: TANOREXIA: A OBSESSÃO EM MANTER O CORPO SEMPRE BRONZEADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

Tanorexia: A Obsessão em Manter o Corpo Sempre Bronzeado

Verão combina com férias, altas temperaturas, passeios ao ar livre, dias claros e prolongados, praia, piscina, corpos dourados e da cor do pecado. Afinal de contas, moramos em um país tropical e, como diz a música, “abençoado por Deus e bonito por natureza”.

Nesta época do ano, ficar bronzeado é a ambição de muitas pessoas, porque assim se sentem mais bonitas e atraentes.

Na quantidade certa e adotados os devidos cuidados, o sol faz bem à saúde. A luz solar aumenta a produção da vitamina D, necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo. O astro-rei também melhora nossa disposição e humor.

Por sua vez, a exposição exagerada aos raios ultravioleta (UV) provoca queimaduras na pele, manchas, perda da elasticidade e envelhecimento, podendo até ocasionar câncer.

Em algumas pessoas, o hábito de tomar sol acaba virando uma compulsão.

A “tanorexia” é a obsessão por estar bronzeado. O portador da doença nunca está satisfeito com o tom da pele e faz qualquer coisa para ficar mais moreno, deixando a saúde de lado e pondo em risco a própria vida. Para alcançar o resultado esperado, vale a exposição exagerada ao sol, muitas vezes sem o uso do filtro solar, além de inúmeras sessões de bronzeamento artificial.

Os “tanoréxicos” abrem mão de compromissos sociais e até profissionais para não perder uma oportunidade de tomar sol e, quando não conseguem se desvencilhar das obrigações para se bronzear, sentem-se ansiosos e mal humorados. É comum comerem alimentos que reforcem a cor como, por exemplo, cenoura e beterraba.

A enfermidade afeta principalmente as mulheres na faixa etária entre 20 e 30anos, mas já há muitos casos entre adolescentes. Na lista de possíveis vítimas, encontra-se o nome de famosas como a ex- Spice Girl Victoria Beckham e Donatella Versace.

Ao que tudo indica, a preocupação exagerada com a beleza e o culto ao corpo, a baixa auto-estima e a grande necessidade de reconhecimento e aceitação social contribuem para o surgimento da doença. Não é raro os tanoréxicos apresentarem outros distúrbios de imagem como, por exemplo, a anorexia.

Procure ajuda se tiver os sintomas mencionados. O tratamento da doença é feito através de medicamentos e psicoterapia. O objetivo é fazer o paciente reconhecer o exagero, ser capaz de controlá-lo melhor e obter um padrão de vida mais saudável.

O verão está aí para ser aproveitado com prazer e responsabilidade. Limite seu tempo no sol. Use filtro solar diariamente (fator de proteção no mínimo 15). Evite a exposição entre 10 e 15hs. Use chapéus e roupas adequadas. Não se esqueça dos óculos escuros. Lembre-se de que o filtro solar deve ser aplicado pelo menos meia hora antes da exposição, reaplicado a cada 2hs ou logo após nadar ou praticar exercícios físicos. Beba bastante água.

É a sua vida que tem que ser colorida!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com