TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA PERSONALIDADE

Monografias: TEORIA DA PERSONALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 2

TRÊS VISÕES SOBRE TEORIAS DA PERSONALIDADE

Introdução

‘Dado que os teóricos da personalidade têm o mesmo objeto de estudo (o homem), também são interessados em estudar o mesmo aspecto: o comportamento.

A organização de vários comportamentos indicam a personalidade do indivíduo.

Personalidade é uma organização ou estrutura interna de elementos de modo à formar um sistema relativamente estável, este se encontra em contraste com processos nos quais são uma série de eventos ou fenômenos acompanhados de seqüências, ou seja, a totalidade dos eventos. O processo não é aleatório ele visa um resultado, têm dinamismo, é ativo e está freqüentemente em mudanças (instável). Estes aspectos irão refletir nos padrões de pensamento (estilo cognitivo), reação emocional (afetivos), percepção e comportamento, estes irão construir a individualidade de forma à caracterizar o homem, tornando-o singular e diferente, sendo que não existem duas pessoas com a mesma personalidade nem mesmo gêmeos idênticos.

Allport sugere também uma definição biofísica que baseia firmemente a personalidade em característica ou qualidades do sujeito. A personalidade tem um lado orgânico, citando assim o temperamento como parte biológica, o temperamento consiste na base constitucional inata com grande influência na formação da personalidade, está relacionada ao humor como aspecto emocional bruto, em grande parte hereditário, é o substrato natural da vida afetiva. São quatro os tipos de temperamento: Colérico(explosivo, irritado); Melancólico (deprimido, frustrado); Sangüíneo (impulsivo, ativo) e Fleumático(indiferente, passivo). Assim como um lado aparente que pode ser vinculado a qualidade específica do sujeito suscetíveis à descrição e à mensuração objetivas.

Assim como o temperamento é inato cada indivíduo também possui sua subjetividade em virtude de suas experiências, o que é intrinsecamente inacessível à observação, este é o resultado da dinâmica da estrutura interna. O homem tem a sua subjetividade e consequentemente seu caráter como juízos de valores. Para alguns teóricos europeus caráter tem o mesmo significado de personalidade (serve para designar hábitos, traços, atitudes e interesses).

Os teóricos da personalidade não só exploram diferentes aspectos do

comportamento humano, mas também usam diferentes métodos, fazendo uso das teorias da personalidade. Teorias da personalidade, consiste em organizar o conhecimento acumulado numa dada área sob uma forma que o torne utilizável e comunicável à outras pessoas, as teorias permitem a formulação de hipóteses e a aplicação do conhecimento organizado e um modo útil de ordenar e simplificar os fatos em leis ou proposições gerais. As teorias servem aos mesmos propósitos gerais de outros tipos de teorias científicas. Há uma concordância quase unânime entre os diferentes teóricos acerca das funções específicas de uma teoria da personalidade. A maioria sustenta que a teoria deve-se basear em fenômenos importantes, explicar os fatos, estimular novas pesquisas, incorporar os dados empíricos conhecidos, simplificar as complexidades do comportamento humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com