TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Exames: TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 10

TRÊS ASPECTOS RELEVANTES PARA A TEORIA DE SIGMUND FREUD PARAM SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO:

Sigmund Schlomo Freud (1856-1939) nasceu na cidade de Freiburg, Moravia, atualmente se chama Pribor, Republica Tcheca. Nascido de uma família judia que viveu em Viena boa parte da sua vida. Formou-se em medicina e especializou-se em neurologia, tendo logo a seguir criado a Psicanálise. O termo psicanálise é usado para referir-se a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Sigmund Freud sempre em estudar manifestações de desequilíbrios humanos, procurando ajudar no desenvolvimento das crianças e entender situações de desequilíbrio. Freud se dedicou a sua vida ao estudo para saber sobre a estrutura e funcionamento da psique humana foi daí que ele deixou uma enorme obra sobre o assunto, ele desenvolveu suas teorias baseando-se em seus próprios pacientes. Podemos citar três aspectos importantes para a psicologia na educação:

Teoria da personalidade: Freud acreditava que podia conhecer seus pacientes, através dos seus relatos, com sonhos, fantasias e lembranças. Assim desenvolveu a teoria sobre a estrutura da personalidade. Ele percebeu com sua teoria que a criança passa por varias fases no decorrer de seu crescimento. A fase do ID é a primeiro elemento que nasce com a criança, é a fonte de toda energia Psíquica, é também o principio do prazer. O id não se preocupa com a realidade, ele só quer satisfazer suas vontades. Com o desenvolvimento da criança a 2° parte da personalidade começa a desenvolver, ou seja, o ego começa a se desenvolver, o EGO é o principio da realidade, onde as questões morais, religiosas, impostas pela sociedade começam a nos limitar. E por último o SUPEREGO é o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade. Onde já temos o autocontrole, e conseguimos diferenciar o certo do errado.

Origem das neuroses: Todos nós temos desejos reprimidos no nosso inconsciente (id), interferindo em nosso inconsciente (ego) e isso ás vezes trazem um sentimento de culpa, mas com a ajuda da psicanálise um professor pode entender melhor uma criança e o porquê de tais sofrimentos, traumas vindos da infância, contribuindo para seu melhor desenvolvimento.

Teoria do desenvolvimento psicossexual: Freud não acreditava que um educador pudesse mudar a personalidade do aluno, mas uma das tarefas da educação escolar é contribuir para formação da personalidade de uma pessoa. Cabe ao educador entender o que passa com seu aluno, orientando pelos conhecimentos psicanalíticos, procurando ajudar-los. A psicologia pode ajudar muito o educador em sala de aula, e a tarefa de educar não fica só em livros e nos cronograma escolares, tem que existir a relação aluno-professor. As teorias de Freud podem ser aplicadas ainda hoje na educação, certamente serão descobertos problemas emocionais do passado, desejos reprimidos, identificando esses problemas e junto com um auxilio psicológico poderemos ajudar na melhor formação de um cidadão. Freud fez importantes descobertas das experiências psicossexuais infantis e ele as dividiu em cinco fases:

Fase Oral: a zona de erotização é boca.

Fase Anal: a zona de erotização é o ânus

Fase Fálica: a zona de erotização é o órgão sexual, em seguida um período de latência que se prolonga até a puberdade e finalmente, na puberdade, é atingido à última fase.

Fase de latência: este período tem por característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares.

A fase genital: é quando o objeto de desejo não esta mais no próprio corpo, mas em um objeto externo a pessoa ou seja o outro. Freud também apontou que os primeiros anos da infância até os cinco anos são decisivos na constituição do psiquismo do sujeito. Isso porque esses anos correspondem ao primeiro surgimento da sexualidade.

TRÊS ASPECTOS RELEVANTES PARA A TEORIA DE JEAN PIAGET PARA PENSAR NA APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO:

Jean William Fritz Piaget nasceu em 09/081896, nascido Neuchatel na Suíça. Foi um epistemólogo Suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, defendeu a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética. Criou a teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano, ou seja, ele queria entender como e por que o ser humano se comporta de determinada forma, em determinada situação e em determinado momento. Concluiu seu doutorado em Biologia e depois começou a se dedicar à área de psicologia, epistemologia e educação. A educação na visão de Piaget deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico. Podemos citar três aspectos importantes para a psicologia na educação:

Teoria Interacionista: Piaget era um dos teóricos mais conhecidos, pois ele defendia a visão interacionista do desenvolvimento. Ele acreditava que o estudo cuidadoso e aprofundado da maneira pela qual as crianças constroem suas noções fundamentais de conhecimento lógico, espaço e causalidade poderiam facilitar o entendimento da gênese do conhecimento. Para Piaget nossos processos de pensamento mudam desde o nascimento até a maturidade.

Teoria de equilibração: O conceito de equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget, pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. De uma maneira geral trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e acomodação, e assim é considerado como um mecanismo autorregulador, necessário para assegurar a criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente. É um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido. Nessa linha de raciocínio, o trabalho de Piaget leva em conta a atuação de dois elementos básicos ao desenvolvimento humano: os fatores invariantes e os fatores variantes.

Teoria Cognitiva: Os princípios que foram base para o trabalho de Piaget são conhecidos como o conceito da adaptação biológica, portanto não foram idéias originais. Piaget tomou esse conceito pré-existente e o aplicou sabiamente ao desenvolvimento da inteligência dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com