TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TPM e Relações no trabalho

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  3.748 Palavras (15 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA – CESUCA

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS

Dulciana Simionato Betti

PERÍODO PRÉ-MENSTRUAL E SUAS RELAÇÕES NO TRABALHO

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa

Supervisão: Patrícia Vianna

Cachoeirinha, 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                03        

1.1 Problema de pesquisa        04        

1.2 Objetivos         04

1.2.1 Objetivo Geral        04

1.2.2 Objetivo Específico        05

1.3 Definição dos termos        05

1.4 Hipóteses        05

2 JUSTIFICATIVA        07

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        08

3.1 Características principais da Síndrome de Tensão Pré-menstrual        08

3.2 Sintomatologia e classificação da T.P.M.        10

3.3 Fatores que podem contribuir para o surgimento e o agravamento da T.P.M.        12

3.4 Sugestões para conviver melhor com a T.P.M.        13

3.5 TPM e suas Relações no Trabalho        14

4 METODOLOGIA        15

5 CRONOGRAMA        16

6 ORÇAMENTO        17

7 REFERÊNCIAS        18

8 ANEXOS..................................................................................................        ...........20

1 INTRODUÇÃO

O mundo feminino, no início do novo milênio, ainda é pressionado politicamente pelo preconceito em relação a mulher possuir um trabalho que não seja o de “dona de casa”. A família, a escola, o grupo social, a mídia, a política e a economia ainda escravizam a mulher. Contudo as mulheres apesar de sofrerem toda essa repressão, buscam evidenciar cada vez mais o seu papel, conquistar seu espaço na sociedade, formar uma família, ganhar espaço no mundo do trabalho e principalmente serem felizes.

Porém, no período que antecede a menstruação, boa parte dessas mulheres sofre alterações no seu comportamento e atitudes, deixando-as mais sensíveis, refletindo nas relações de trabalho, no seu dia-a-dia, no modo de ser, pensar e agir. Assim, o sujeito trabalhador pode ser definido a partir das vivências e experiências adquiridas no mundo do trabalho.

Dejours (1986, p.10), define organização do trabalho conceituando “divisão de tarefas e divisão de homens. A divisão de tarefas, seu conteúdo e modo operatório, é prescrita pelo organizador do trabalho. A divisão de homens, ou seja, em uma empresa as pessoas são divididas pela organização do trabalho e as relações entre uns e outros são reguladas e organizadas pela organização do trabalho”. Com isso, a distribuição de tarefas e homens é feita através de experiência, capacidade e especificidades de cada sujeito.

Montgomery (1997) compara a mulher na fase que antecede a menstruação “com um vulcão prestes a entrar em ebulição. Depois que desce a lava, ele se acalma”. Mesmo assim, destaca que as mulheres que estão de bem com sua sexualidade, mesmo neste período, que é de maior sensibilização, podem ser extremamente produtivas e criativas. Acrescenta: “se a mulher estiver num período bom, amando e sendo amada, pode não sentir nenhum mal-estar naquele mês. Mas, se ao contrário, estiver sentindo-se mal, abalada emocionalmente, os sintomas podem incomodá-la bastante” (MONTOGOMERY, 1997, p.134). Todo este incômodo poderá refletir no seu ambiente de trabalho, podendo prejudicar seu desempenho como profissional, bem como suas relações interpessoais, nas tarefas e organização de trabalho.

Para Lima (apude Ballone 2003), “a Tensão Pré-Menstrual (T.P.M.) nada mais é do que conflitos gerados entre os diferentes papeis sociais da mulher: entram em choque a vocação pré-determinada pela sociedade e a aspiração pessoal da mulher”. A medicina procura relacionar os sintomas físicos e psicológicos com o período que antecede a menstruação, definindo assim, o que seriam os sintomas das TPMs. Já na visão do psicólogo, a T.P.M. seria a manifestação de conflitos e de como a mulher lida com eles.

Dentro desta perspectiva que os autores nos trazem, buscar-se-á verificar se existe uma relação entre TPM e sua Relações no Trabalho. Com um olhar investigativo, procuraremos possíveis probabilidades em relação a qualquer efeito que a TPM possa gerar no seu local de trabalho.

1.1 Problema de pesquisa

Quais possíveis efeitos a T.P.M. pode gerar nas Relações de Trabalho?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Verificar os possíveis efeitos da T.P.M. no seu ambiente de trabalho.

1.2.2 Objetivos específicos

  •  Verificar a incidência de conflitos durante o período pré-menstrual;
  • Investigar a percepção das mulheres em relação ao impacto da T.P.M. nas relações de trabalho;
  • Identificar se as mulheres fazem associação entre os sintomas físicos e os emocionais com o ciclo menstrual;
  • Averiguar a percepção da mulher em relação a compreensão do homem diante do fenômeno da T.P.M. no ambiente de trabalho.

1.3 Definição dos termos

TRABALHO: é o exercício material ou intelectual de realização de alguma atividade, esforço, labutação, luta e lida. É uma atividade humana que produz identidade, relações sociais, subjetividade. É um meio de sobrevivência, uma transformação da natureza levando a transformação de si mesmo.

RELAÇÃO INTERPESSOAL: é o relacionamento, a convivência entre duas ou mais pessoas, é o comportamento do indivíduo perante outras pessoas.

AMBIENTE: é o meio em que vivemos ou meio em que estamos, que envolve os corpos por todos os lados.

RELAÇÕES DO TRABALHO: todos os laços humanos criados pela organização do trabalho: relações com hierarquia, com as chefias, com a supervisão, com os outros trabalhadores. São as relações que se constituem no local de trabalho e na organização, sendo atravessadas pelas relações de trabalho, que são nessas relações que aparecem os arranjos institucionais e informações que dão curso às relações de trabalho.

1.4 Hipóteses

  • A TPM pode gerar efeitos negativos nos relacionamentos com os colegas de trabalho, com ocorrência de brigas, tensão e afastamento durante esse período.
  • Durante o período pré-menstrual, é passível a ocorrência de maior incidência de conflitos nos relacionamentos com os colegas de trabalho.
  • Neste período algumas mulheres se sentem envolvidas por sentimentos de raiva e desenvolvem aversão ao seu trabalho.
  • As mulheres com a TPM percebem que seus colegas (homens/mulheres) fazem a associação entre os sintomas e o ciclo menstrual.

2 JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como justificativa desvelar o fenômeno convivendo com a tensão pré-menstrual, considerando que esta pode gerar efeitos que podem interferir nos relacionamentos no local de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com