TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO I – UM BREVE ARTIGO

Por:   •  25/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

TRABALHO DA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO I – UM BREVE ARTIGO

INTEGRANTES: RAFAELA LONGUE FREITAS, RAFAEL MONTEIRO EVANGELISTA, STHEFANY GOMES DE SOUZA, VALDIELI S COUTO, JENIFFER SOARES DE FARIA E KAREN LIMA DE OLIVEIRA.

PRINCÍPIOS ÉTICOS NA PSICOLOGIA

Rio de Janeiro

Maio

2020

RAFAELA LONGUE FREITAS, RAFAEL MONTEIRO EVANGELISTA, STHEFANY GOMES DE SOUZA, VALDIELI S COUTO, JENIFFER SOARES DE FARIA E KAREN LIMA DE OLIVEIRA.

PRINCÍPIOS ÉTICOS NA PSICOLOGIA

Trabalho da disciplina: Estágio Supervisionado Básico I – Um breve artigo a respeito dos resultados obtidos e discussões relativas a uma entrevista semiestruturada realizada com um profissional da área da Psicologia, referente aos princípios éticos que este defende.

Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá – UNESA.

Campus R9, turma: 3014

Orientadora: Renata Sigaud

 

Rio de Janeiro

Maio

2020

PRINCÍPIOS ÉTICOS NA PSICOLOGIA

Por: Rafaela Longue Freitas, Rafael Monteiro Evangelista, Sthefany Gomes De Souza, Valdieli S Couto, Jeniffer Soares De Faria E Karen Lima De Oliveira.

RESUMO

Este breve artigo fora elaborado com o intuito de apresentar os resultados extraídos de uma curta entrevista semiestruturada realizada com uma profissional de um dos campos de atuação que a Psicologia pode oferecer, salientando os princípios éticos que estruturam uma boa conduta em sua particular visão. Ao mesmo tempo, procuramos trazer nossas próprias perspectivas acerca do tema em questão, após discutirmos em grupo sobre determinados conceitos existentes a respeito de uma ética pré-definida que deve ser seguida por todos os profissionais do âmbito da Psicologia; nos baseando principalmente nas premissas impostas pelo Código de Ética do Profissional Psicólogo, (Sob a responsabilidade do Conselho Federal de Psicologia) além de outros materiais de referência trazidos para enriquecer nosso trabalho. Ademais, incluímos em nosso conteúdo, diversos exemplos de como são requeridos alguns desses conceitos da ética pré-definida na teoria, e como, de fato, acabam sendo manifestados na prática, dentro de cada uma das específicas esferas de atuação do Profissional Psicólogo que mencionamos aqui.

Palavras-chave: Ética, Entrevista Semiestruturada, Âmbitos da Psicologia, Teoria X Prática.

INTRODUÇÃO

O ser humano é dotado, em sua complexibilidade, pelos aspectos biológicos, psicológicos e sociais, que são responsáveis pela formação do indivíduo, tornando-o a espécie com a mais alta posição na cadeia alimentar. Dito isto, o espécime humano vive em prol de suas necessidades biológicas, na mesma medida em que, como ser racional, entende que deve viver em harmonia para a obtenção de melhores chances de sobrevivência da espécie, ou seja: Inserido em uma sociedade.    

Para que houvesse uma melhor orientação e organização dos grupos sociais, que possibilitaria a implementação de um equilíbrio no funcionamento social; fora criado um conjunto de valores e princípios morais, que nortearia a conduta humana sob uma espécie de “guia de ações”, o qual, deveria ser respeitado como um conjunto de regras ou leis a serem seguidas. A filosofia antiga batizou esse conceito pelo termo “Ética”; derivado do grego Éthos, que, basicamente, corresponde aos costumes, hábitos, traços e modos de comportamento que constroem um caráter a uma coletividade, época ou região.

A ética é implementada em uma vasta diversidade de áreas de convívio humano, podendo ser aplicada à vertente profissional. Deste modo, existem códigos de ética profissional que foram desenvolvidos com a finalidade de indicarem aos indivíduos inseridos naquele meio, a forma mais eticamente correta de se portarem no âmbito da sua profissão.

A Ética na vertente profissional

Um código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto as práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo, acerca da sua práxis, de modo a responsabiliza-lo, pessoal e coletivamente, por suas ações e suas consequências no exercício profissional.

A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e sim, de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.

A Ética na Psicologia:

Responsável por regulamentar a ética profissional do psicólogo no Brasil, temos O Conselho Federal de Psicologia; o órgão responsável por orientar, fiscalizar e disciplinar as atividades exercidas pelo profissional psicólogo, zelando pela ética e contribuindo para o desenvolvimento e prosperidade da profissão.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO: Os princípios fundamentais do código de Ética.

I - O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


II - O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

III - O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

IV - O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

V - O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

VI - O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

VII - O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com