TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM EQUIPE, LIDERANÇA, PERCEPÇÃO EFEITO DAS AÇÕES E COMUNICAÇÃO

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 3 – PASSO 1

RELAÇÃO – TRABALHO EM EQUIPE, LIDERANÇA, PERCEPÇÃO EFEITO DAS AÇÕES E COMUNICAÇÃO.

Observando a imagem, onde mostra uma equipe de trabalhadores despreparados onde estão trabalhando para manutenção de uma linha de trem, quando o líder responsável pela equipe está inconformado com a falta de percepção e comprometimento da equipe, surge um erro na construção da linha de trem que está em posição errada que causa efeitos das ações como acidentes, percebe-se um estresse continuo no líder, porque ouve o mau desempenho de um funcionário causado por força reflexiva de outro colega, do responsável pelo setor. Equipes e organizações que consigam lidar com o estresse diário, com certeza terão uma chance maior de serem eficazes. Na realidade o que faltou foi à falta de comunicação e informações entre a equipe e o líder para que surgisse o efeito melhor e esperado.

Nesse contexto, é necessário destacar que comunicar para proporcionar apoio também é um fato de bastante importância. O líder deve saber se comunicar, mas ao mesmo tempo ouvindo as pessoas e facilitando a sua comunicação, entendendo pontos de vista para poder aconselhar e orientar de maneira adequada.

Podemos dizer que trabalho em equipe é a junção de um grupo ou sociedade que resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema ou alcançar metas, pode ser definido como um conjunto de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho por obrigação ou não. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos, comunicação e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada indivíduo e ainda contribui para conhecer outras pessoas e aprender novas tarefas.

Liderança remete a qualidade ou capacidade que uma pessoa possui de liderar, dirigir pessoas, entretanto, liderar vai muito, além disso, na prática é a capacidade de convencer algumas pessoas de que serão capazes de conduzir um grupo no caminho certo. Portanto, liderar com êxito tem necessariamente que ser algo que inspire a confiança dos liderados.  

A liderança comparta vários aspectos, um deles sendo mais comum e mais importante é com certeza a tomada de decisões e todo líder sabe o quanto isso muitas vezes é difícil, porém a decisão é algo que de forma alguma não pode ser adiado estando sob pena de sérias consequências para a organização.

A sociedade atual tem sido muito caracterizada pelas mudanças rápidas, sucessivas e muitas vezes radicais e isso requer de qualquer líder tomada de decisões proporcionais àquilo que se apresenta, lembrando que o tardar das providências pode causar diversos danos caso o líder não tenha uma sensibilidade, ou definindo melhor, uma capacidade de perceber aquilo que nem sempre é visível e claro, chamamos isso de percepção que se dá através dos sentidos, da experiência, do conhecimento e tudo isso em associação potencializa a liderança.

Portanto, a junção de trabalho em equipe, liderança, percepção e comunicação são fatores fundamentais para o desenvolvimento e o sucesso profissional do indivíduo para o crescimento das organizações.

PASSO 2

COMPARAÇÃO COM BASE TEÓRICA E LEITURA DO TEXTO: “TRABALHO EM EQUIPE: UMA VANTAGEM COMPETITIVA”

Nos últimos tempos as empresas resgataram o conceito de trabalho em equipe e com os programas de qualidade esta forma de trabalhar voltou ao cotidiano das pessoas. É válido lembrar que dificilmente não se exige das pessoas esse comportamento dentro das organizações, no entanto, para desenvolvê-lo leva tempo.

Uma verdadeira equipe de trabalho precisa de tempo para que seus membros possam ajustar suas diferenças individuais, como percepção, forma de trabalhar e suas relações, esse é o primeiro passo para o desenvolvimento da produtividade da equipe. Além desse aspecto o verdadeiro trabalho em equipe implica em uma organização interna de papéis, recursos e dinâmica de funcionamento, acertos de convivência, grau de autonomia decisória e relações com o líder, esses detalhes precisam ser moldados pela equipe.

Para se chegar ao estado de produtividade ideal é importante que a equipe separe periodicamente um espaço e um tempo para realizar alinhamentos como: das expectativas, das relações, dos conflitos, das individualidades em direção aos objetivos e aos resultados. Assim será mais fácil resolver questões do tipo definição de objetivos e metas, divisão de papéis e funções, ajustes interpessoais, resolução de conflitos, relações com o líder, etc.

Ressaltando a questão do grupo, nada mais é do que um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades, no entanto, este grupo não é uma equipe. Na equipe as coisas são um tanto diferentes, além de ter os seus membros voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas, possui uma série de fatores positivos que a distinguem do grupo e garantem a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com