TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS NA SAÚDE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Por:   •  19/2/2017  •  Artigo  •  4.179 Palavras (17 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 17

OS EFEITOS NA SAÚDE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: uma revisão de literatura

THE HEALTH EFFECTS OF WORKING CONDITIONS OF THE STAFF OF NURSING FAMILY HEALTH STRATEGY: a literature review

Manuella Amorim de Mello Lira[1]

RESUMO

Durante o exercício de suas atividades profissionais observa-se que o trabalhador de enfermagem cuida da saúde de outros, o que não faz para si próprio. Para o desenvolvimento dessas atividades, é necessário conhecimento teórico e prático bem como condições satisfatórias de trabalho. Nessa perspectiva, esse estudo tem como objetivo verificar o efeito das condições de trabalho na saúde dos profissionais de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família; refletir sobre o uso da ergonomia como instrumento metodológico de análise no processo de trabalho descrevendo sua importância para eliminar ou minimizar fatores sofríveis e desvelar como a ergonomia pode ajudar no trabalho dos profissionais de Enfermagem.  Para tanto realizou-se um estudo de caráter bibliográfico, cuja a trajetória fundamentou-se em leitura exploratória e seletiva. Observou-se que a qualidade no atendimento prestado aos usuários da atenção primária está diretamente relacionada às condições de trabalho e saúde da equipe de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família. Dessa forma, vários fatores influenciam a saúde destes profissionais, que embora tenham conhecimento não o exercem em benefício próprio. Portanto, conclui-se que o uso da ergonomia minimiza e até elimina fatores sofríveis relacionados ao ambiente e hábitos inadequados quando utilizada como instrumento para análise do processo de trabalho.

Palavras-Chave: Condições de Trabalho. Enfermagem. Ergonomia. Saúde Ocupacional.

ABSTRACT

During his professional activities is observed that the worker health nursing care of others, which does not make for yourself. For the development of these activities, it is necessary theoretical knowledge and practical and satisfactory working conditions. From this perspective, this study aims to determine the effect of working conditions on the health of nursing professionals from the Family Health Strategy; reflect on the use of ergonomics as a methodological tool of analysis in the process of describing his work to eliminate or minimize the importance poorly and revealing factors as ergonomics can help in the work of nursing professionals. To this end we carried out a bibliographic study of character, whose career was based on exploratory and selective reading. It was observed that the quality of care provided to users of primary care is directly related to working conditions and health of the nursing staff of the Family Health Strategy. Thus, several factors influence the health of these professionals who have knowledge but do not carry their own benefit. Therefore, we conclude that the use of ergonomics minimizes and even eliminates dismal factors related to environment and poor habits when used as a tool to analyze the work process.

Keywords:  Working Conditions. Nursing. Ergonomics. Occupational Health. 

1  INTRODUÇÃO

O Programa de Saúde da Família - PSF foi implantado no Brasil em meados de 1994 com o propósito de implementar a atenção básica de saúde. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Atualmente, é definido com Estratégia Saúde da Família – ESF ao invés de programa visto que o termo programa aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. É uma estratégia de reorganização da atenção primária e não prevê um tempo para finalizar esta reorganização (ARAÚJO, 2008).

Para o desenvolvimento de atividades profissionais em Enfermagem, além do conhecimento teórico e prático, são necessárias condições satisfatórias de trabalho. Segundo Marziale e Robazzi (2000), estas condições estão relacionadas à higiene, segurança, a fatores biológicos, físicos, químicos, psicossociais e ergonômicos que devem ser enfocados para obtenção de máximo de conforto, segurança e eficácia na execução das atribuições diárias.

No decorrer do exercício profissional, observa-se que o trabalhador de enfermagem cuida da saúde de outros, o que não faz para si próprio. O estudo das relações entre o processo de trabalho da equipe de enfermagem, as reais condições sob as quais ele se desenvolve e o possível adoecimento físico e mental destes trabalhadores constituem um desafio e uma necessidade para se entender o processo saúde-doença.

Dessa forma, objetiva-se analisar o efeito das condições trabalho na saúde dos profissionais de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família, como também refletir sobre o uso da ergonomia como instrumento metodológico de análise no processo de trabalho descrevendo sua importância para eliminar ou minimizar fatores sofríveis e desvelar como a ergonomia pode ajudar no trabalho dos profissionais de Enfermagem. Para tanto, descreveremos sua importância para eliminar ou minimizar fatores sofríveis e assim desvelar como a ergonomia pode ajudar no trabalho dos profissionais de Enfermagem.

A metodologia utilizada neste estudo tem caráter bibliográfico, cuja a trajetória fundamentou-se em leitura exploratória e seletiva, bem como em sua revisão integrativa visando criar um corpo de literatura compreensível e atualizado para o processo de conhecimento e análise dos resultados de vários estudos, contribuindo para a estratégia saúde da família.

Como subsídio para abordagem do tema foram definidas etapas para nortear o caminho do pesquisador. Em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica foi organizada a partir de uma revisão de livros da literatura nacional no período de janeiro de 2011 a março de 2011. Em no segundo momento, visando enriquecimento desta trajetória metodológica, realizou-se uma revisão de literatura de artigos científicos publicados anterior ao ano de 1994, através do sistema informatizado de busca BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), LILACS (Literatura Latino Americana de Ciências da Saúde), SCIELO (Revista Latino-Americana de Enfermagem), utilizando os seguintes indexadores: Estratégia Saúde da Família, Programa Saúde da Família, Promoção da Saúde, Ambiente, Condições de Trabalho, Enfermagem, Ergonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (759.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com