TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E CICLO VITAL

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.358 Palavras (14 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 14

TRABALHO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E CICLO VITAL

Caso salim

RESUMO

O objetivo desse estudo é introduzir o leitor de forma clara e específica o dilema de uma futura separação conjugal que poderá afetar a vida e a relação do filho de um casal. Salomão e Rosana pretendem se divorciar e buscam ajuda e um profissionalda Psicologia para encontrar meios de lidar com a aceitação de Salim, filho do casal de apenas 8 anos de idade, sobre a separação que seus pais eventualmente farão. Apresentado o dilema, o Psicológo recolhe informações sobre a vida de Salim.

1. INTRODUÇÃO

Salim é o garoto estudado nesse texto. Salim, 8 anos, tem como pais Salomão e Romana que pretendem se divorciar e se preocupam com a aceitação do filho sobre a separação. Perguntados sobre o desenvolvimento de Salim, os pais relatam a trajetória do filho até a sua atual idade. Coletado então as informações, foi possível descobrir os aspectos do menino como: cognitivos, sua personalidade, dentre outros e compara-los com aspectos de outras crianças da mesma idade ou próxima a dele, para se saber assim se o mesmo está se desenvolvendo corretamente e da forma como é esperada. Fora usado artigos científicos para então analisar e comparar as atitudes e aspectos de Salim em relação a garotos e garotas da mesma idade ou semelhante a dele. Cada estudo usado como base mostra como um garoto da idade de Salim deveria se comportar e agir, comparando assim a teoria com a pratica em si.

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

2.1 O divórcio

Com o passar dos anos muitos casais eventualmente, querendo ou não, acabam que por sofrerem mudanças em seu cotidiano e até em seu sentimental, fazendo com que os mesmos pensem em um suposto divórcio. O que se sabe, de acordo com dados, é que os divórcios estão cada vez mais frequentes. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o Brasil registrou cerca de 1.095.535 casamentos civis no ano de 2016 tendo dos quais 344.526 divórcios. Muitas preocupações envolvidas com alguma separação é a questão dos filhos do casal. Como eles reagirão? Como irão se sentir? O que devo fazer? O que sabemos atualmente, de acordo com alguns investigadores, é que uma separação entre casais pode causar efeitos diferentes de uma criança para outra criança. Mas o fator mais em comum é o estresse. De acordo com estudos (Ahrons, 2007; Edwards, 2002; Heatherington, Cox & Cox, 1982), os autores consideraram que o divórcio é algo que “se acostuma” com o decorrer do tempo. Entretanto, a autores, Emery (1982), que discordam dessa afirmação, dizendo que uma separação desencadeia pressões sobre a criança, como a solidão e um não avanço no bem-estar psicológico do menor.

2.2 Desenvolvimento humano

Todos os seres humanos provem de um nascimento, infância, adolescência, vida adulta e posteriormente a morte. Cada pessoa nesse decorrer da vida apresenta em seus comportamentos e psicológico determinados aspectos, sejam esses: físico, perceptual, cognitivo, linguagem, personalidade e familiar/social. Com o passar dos anos, começando pela prematuridade e seguido da infância, esses aspectos passam a ser identificados e mostram como futuramente essa pessoa poderá ser e se ela está se desenvolvendo de forma correta de acordo com sua idade. Em Salim isso não será diferente. De acordo com o Filósofo inglês, John Locke (1632 – 1704), a mente humana é como uma Tábula Rasa, ou seja, que vai se preenchendo de acordo com as experiências vividas pela pessoa, influenciando muito no aspecto da personalidade. Essas experiências começam desde cedo, seja pelo ambiente em que se vive (casa), a outros locais que se frequentam (escola, igreja, clube, etc.).

2.3 Personalidade

Salim atualmente está no 3° ano do ensino fundamental, tendo 8 anos de idade. Dentre todos os seus aspectos que serão aqui analisados, existe o da personalidade. Como previamente dito pelo filosofo inglês, a personalidade é algo que pode ser formada de acordo com as experiências vividas pelo mesmo durante sua vida, existindo outros filósofos como Freud, que também discorre sobre como a personalidade é formada e estudos a parte que também tentam mostrar como a mesma é desenvolvida. Cada pessoa tem a sua personalidade, sua forma de agir e pensar. Esse aspecto se forma em todos desde sua tenra infância e é levado consigo até sua morte. De acordo com Lev Vygotsky e Sève, a personalidade resulta da biografia de determinada pessoa, sendo composta por: suas condições de vida e educação, das atividades desenvolvidas e do desenvolvimento de seu psiquismo. Analisando os dados de Salim, vemos que o mesmo possui também a sua personalidade. Mas qual é essa personalidade? Como ela foi gerada? Seguindo a linha de raciocínio de John Locke, é certamente dito que a personalidade de Salim foi gerada a partir de seu âmbito familiar e a partir de suas experiências com o mundo a fora desde seu nascimento, especialmente com seus pais. De acordo com os dados, Salim tem alguns amigos, mas nas brincadeiras é ele quem “manda” e quando não fazem do jeito que ele quer, ele discorda e diz que não irá participar. Será essa a personalidade correta de Salim? Uma personalidade autoritária? O que podemos afirmar é que não existe uma personalidade correta. Cada ser desenvolve a sua. Cada ser experiência determinadas emoções, situações, fatos que o levam a serem moldados daquela forma. Será bem provável que a personalidade de Salim está sendo moldada de acordo com seu ambiente familiar, onde os pais é que estão o levando a essa moldagem, além do fator genético. De acordo com algumas características psicológicas, a personalidade de uma criança de 8-9 anos é a seguinte: “A sua personalidade é mais expressiva, os seus gestos, são mais seus. ” E “Costuma sentir-se centro de qualquer cena e dramatizar-se”

2.4 Desenvolvimento Cognitivo e Linguagem

Com o passar de cada ano, desde o nascimento a infância, muitas coisas vão se desenvolvendo no corpo e mente de uma criança. Sua capacidade cognitiva começa a aparecer desde os primeiros meses e assim se prolongando com o passar do tempo, tendo o termo cognitivo referido a “ um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo”. Existem diversos estudos a respeito das capacidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com