TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PSICOPEDAGOGIA

Por:   •  6/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Resenha Crítica de Caso

Lorena Souza da Silva

Trabalho da disciplina Psicologia da Educação

                                                                  Tutor: Prof. Flaviany Ribeiro da Silva

São João de Meriti

2020

TEORIAS PSICOLÓGICAS E O TRABALHO DO PROFESSOR: ANÁLISE EM PERIÒDICOS A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Referência: FACCI, Marilda; SILVA, Larissa; SILVA, Rosane. Teorias Psicológicas e o Trabalho do Professor: Análise em Periódicos a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Políticas e Práticas de Formação de Professores, v. 14 n. 27 (2008). Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2507. Acesso em: 21/09/2020.

A presente resenha destaca a formação e o trabalho dos professores e a busca por novos conhecimentos no corpo docente, o quão importante é a apropriação de conhecimentos científicos no processo de humanização. Novas funções são assumidas nas atividades escolares, sob a ótica pedagógica e a partir das instancias político-sociais. Perpassando por vários autores que abordam o assunto fora realizada uma pesquisa bibliográfica.

Facci (2004) ressalta que as Teorias do Professor Reflexivo, a Pedagogia das Competências, assim como o Construtivismo têm orientado o desenvolvimento da formação e trabalho docente. A concepção do professor reflexivo, que ressalta a demonstração da prática como fonte de conhecimento por intermédio da reflexão e experimentação.  O que se recomenda, então, é a proposição de situações de investigação que permitam a reflexão por parte dos professores no que diz respeito o exercício pedagógico. A Pedagogia do Professor Reflexivo, no que se relaciona à compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem, tem se originado, geralmente, na Epistemologia Genética de Jean Piaget.

A Pedagogia das Competências, outra inclinação pedagógica, compreende que a parte mais importante deve ser a prática profissional do professor, desenvolvida pela obtenção de competências, superando a dicotomia teoria-prática. A escola, nesse processo de humanização, faz a intercessão entre os conteúdos historicamente produzidos pela humanidade e o aluno, procurando maneiras para que essas experiências sejam apropriadas pelos indivíduos, cooperando para a formação de novas gerações.  

Para desenvolver este estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em alguns periódicos de psicologia e educação, de 2002 a 2006. Apenas alguns autores discorrem de forma clara sobre a concepção teórica que baseia a compreensão do exercício profissional do professor. É possível constatar uma versatilidade em relação aos fundamentos filosóficos que conduzem as várias teorias da Psicologia, propiciando um desleixo com fundamentos teóricos consistentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com