TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO BÁSICO

Por:   •  21/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FITS - FACULDADE INTEGRADAS DE TANGARÁ DA SERRA - MT

CURSO DE PSICOLOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO BÁSICO II

TANGARÁ DA SERRA - MT

2022

UNIC – UNIDADE DE TANGARÁ DA SERRA - MT

CURSO DE PSICOLOGIA

NOME DOS ACADÊMICOS 

ANA PAULA MUNHOZ

JÚLIA DAMIANI

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO BÁSICO II

        

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da disciplina Estágio Básico II, sobre a orientação do Professor Doutor Eraldo Carlos Batista do Curso de Psicologia da FITS de Tangará da Serra - MT

TANGARÁ DA SERRA - MT

2022

SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Estágio Básico II

Carga Horária: 50 horas

Data de início e término:

Número de encontros: 7 encontros

Instituição:

Endereço:

Horário de funcionamento:

Nome do diretor:

Contato:

RESUMO:  O Trabalho presente tem por objetivo a realização da observação institucional em uma sede de instituição de ensino educacional localizada em Tangará da Serra – MT. Os indivíduos atendidos compreendem cerca de 1024 alunos e possuem faixa etária entre 01 e 15 anos, de classe econômica baixa, residentes da região centro – oeste do Brasil. 19 funcionários: um administrativo, dez serviços gerais, um bibliotecário, dois coordenadores, duas cozinheiras, um secretario escolar, um segurança e um em gestão. A pesquisa desenvolvida durante o estágio básico em Psicologia Escolar foi encargo do quinto período do curso de Psicologia da faculdade Anhanguera. Foram 28 horas no local de estágio e 22 horas em supervisão. Foram realizadas observações (espaço, físico, ambiente de aprendizagem, didática com que as aulas presenciais aconteciam, etc. Uma roda de conversa com alunos e professores. Percebeu-se que o foco principal de um psicólogo nesta instituição seria criar e desenvolver projetos sobre responsabilidade afetiva e social, fortalecer a relação entre estudantes e professores, e conscientizar a escola sobre as necessidades básicas do alunos.

 2 INTRODUÇÃO

A execução de estágio curricular obrigatório numa instituição escolar proporcionou   um maior conhecimento de uma das áreas de Psicologia, a Psicologia Escolar, ainda uma nova área, de extrema carência e necessidade de profissionais interessados. A instituição possui cerca de 1024 alunos, 512 no período matutino e 512 no período vespertino com faixa etária entre 01 a 15 anos, de classe econômica de baixa renda, residentes na região centro – oeste do Brasil. A escola possui 19 funcionários e sua estrutura conta com 16 salas de aula, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, sala de coordenação e direção, sala dos professores, banheiro feminino e masculino. Possui uma condição precária e má qualidade de ensino.

A prática realizada desenvolveu-se durante um estágio básico em Psicologia Escolar

Requisito do quinto período do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, na cidade de Tangará da Serra – MT. A carga horário total do estágio foi de 50 horas, 28 horas no local do estágio e 22 horas de supervisão de estágio. Efetuou-se uma análise institucional de uma escola, a partir do referencial teórico da Psicologia Escolar.

Ainda hoje existe uma crise na Psicologia Escolar que necessita de novas pesquisas que possam dar sentido a atuação do psicólogo e possa olhar o cotidiano e conflitos vivenciado pelos indivíduos. Os alunos desta instituição vivenciam realidades sociais muito diferentes, em condições precárias e até mesmo de extrema pobreza, e consequentemente se tornam seres humanos frustrados e fazem escolha perturbadoras, como por exemplo o uso de drogas, depressão, automutilação, ansiedade e a criminalidade, que muitas vezes acabam sendo sua única saída.

Entende-se que a relação entre a Psicologia e Educação deve refletir, nas produções e atuações contemporâneas, uma interdependência entre processos psicológicos e processos educacionais, referendadas em um conjunto teórico que privilegie essa concepção histórica de constituição humana (MARINHO-ARAUJO E ALMEIDA, 2005)

Reconhecida como uma das áreas de pesquisa e de atuação profissional em psicologia, a psicologia escolar e educacional colabora para a compreensão das interações do processo educacional e das situações de aprendizagem. Historicamente, as designações psicologia escolar e psicologia educacional foram tratadas como distintas até recentemente, atribuindo à primeira a prática profissional e à segunda a pesquisa na área. Atualmente, podem ser utilizadas como equivalentes se considerarmos que teoria e prática são elementos indissociáveis (Souza, 2009). Como versarei especificamente sobre a prática em psicologia no espaço escolar, farei uso da primeira designação. A psicologia escolar é compreendida por Martínez (2003, p. 107) como um campo de atuação do psicólogo no contexto escolar que objetiva contribuir para a otimização do processo educativo, “entendido este como complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade.

Segundo Bolsoni-Silva e (MARTURANO, 2002) existem ligações entre: práticas educativas e comportamento antissocial dos filhos, à medida que as famílias estimulam estes comportamentos por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades das crianças e dos jovens. Através de treinamento das habilidades educativas dos pais e professores podem-se diminuir os comportamentos inadequados, problemas de aprendizagem e educacionais. Os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam comportarem-se de forma socialmente adequada, isto é, sendo socialmente habilidosos ao invés de agressivos e ou não assertivos, a fim de promover a competência social destes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com