TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISOCIAL: Uma análise sobre os psicopatas e sociopatas

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.375 Palavras (14 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

FACULDADE UNIÃO EDUCACIONAL NORTE TUCURUÍ

CURSO DE PSICOLOGIA

ANA BEATRIZ POMPEU

HARRISON VALMIR APARECIDO PEREIRA

JOÃO JOSE DE MELO

KARINE MENEZES CANIÇALI

MARCILENE BARROSO SHIRMER

OSÍRIA VIEIRA LEITE

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISOCIAL: Uma análise sobre os psicopatas e sociopatas

TUCURUÍ-PA

2020

 [pic 3]

ANA BEATRIZ POMPEU

HARRISON VALMIR APARECIDO PEREIRA

JOÃO JOSE DE MELO

KARINE MENEZES CANIÇALI

MARCILENE BARROSO SHIRMER

OSÍRIA VIEIRA LEITE

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISOCIAL: Uma análise sobre os psicopatas e sociopatas

Projeto de Pesquisa apresentado a Faculdade Uninorte, como requisito parcial avaliativo da disciplina de Metodologia Científica.

Orientador: Dr. ANTONIO MARCIO GOMES MARTINS JUNIOR

TUCURUÍ-PA

2020[pic 4][pic 5]

RESUMO

A presente pesquisa objetiva apresentar em forma de revisão literária quais os principais estudos sobre a psicopatia e sua relação com a sociopatia. Os psicopatas são vistos como indivíduos perigosos e que facilmente provocam dor em outra pessoa, enquanto que os sociopatas apresentam falta de sensibilidade e empatia com a dor do outro, o mesmo também pode se considerar um criminoso. Essa pesquisa se norteará com apontamentos teóricos sobre os conceitos, características e comportamentos entre os psicopatas e os sociopatas, sem inferir em seus tratamentos. Assim, como metodologia de pesquisa, utilizamos da pesquisa bibliográfica com foco em artigos científicos, sites e manuais teóricos que abordam o tema.

PALAVRAS-CHAVES: PSICOPATIA. SOCIOPATIA. RELAÇÃO.

RESUME

This research aims to present, in the form of a literary review, which are the main studies on psychopathy and its relationship with sociopathy. Psychopaths are seen as dangerous individuals who easily cause pain in another person, while sociopaths lack sensitivity and empathy with the pain of the other person, he can also consider himself a criminal. This research will be guided by theoretical notes on the concepts, characteristics and behaviors among psychopaths and sociopaths, without inferring in their treatments. Thus, as a research methodology, we use bibliographic research with a focus on scientific articles, websites and theoretical manuals that address the topic.

KEYWORDS: PSYCHOPATHY. SOCIOPATHY. RELATIONSHIP.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................5

2. DESENVOLVIMENTO.........................................................................6

2.2.  PSICOPATAS: Transtornos de personalidade ................................6

  1. Psicopatia ou Sociopatia? ...............................................................10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................13

4.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................14

  1. INTRODUÇÃO

A psicopatia é um dos ramos do meio jurídico, médico e da psicologia mais estudados atualmente, pois são muitas as características apresentadas pelos indivíduos que provocam sofrimento e tem o comportamento desviado das leis que regem o bom funcionamento da sociedade em si.

Tais comportamentos, são apresentados como agressivos, violentos, perturbadores e que podem levar a morte de suas vítimas. No entanto, “a grande dificuldade em identificar e conceituar um perfil psicopático encontra-se na própria dificuldade em conceituar o que seria um perfil enquadrado dentro da normalidade. ” (ALMEIDA, 2019)

Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar em forma de revisão literária quais os principais estudos sobre a psicopatia e sua relação com a sociopatia.

Para a escrita da fundamentação teórica do trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica em obras literárias e artigos cientificos. De acordo com Fonseca (2002, p.32): A pesquisa bibliografica é feita a apartir do levantamento de referencias teoricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletronicos, como livros, artifos cientificos.

Assim, a pesquisa foi feita com base nos termos: psicopatiia, loucura e normalidade. Sendo encontrado diversos aritgos cientificos e livros sobre o tema e que propulseram na cosntrução do referencia teorico deste trabalho.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.2. PSICOPATAS: Transtornos de personalidade

O termo psicopata se define como: “Transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidas. ” (OMS, 2002). Podemos entender que os psicopatas são pessoas que não conseguem seguir regras e viver de forma harmônica na sociedade, seus comportamentos são vistos como agressivos e violentos, no sentido de exercer força física a uma segunda pessoa, levando muitas vezes a sua morte.(SILVA, 2014)

 O sociólogo Émile Durkheim já abordava em seus escritos sobre tais comportamentos nomeando como “anomia social”, segundo ele “Classificar o crime entre os fenômenos de sociologia normal não é apenas dizer que constitui fenômeno inevitável, embora lastimável e devido à maldade incorrigível dos homens; é afirmar que é um fator de saúde pública, uma parte integrante de toda sociedade sã” (DURKHEIM, 1983, p.58)

Segundo a Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, em seu livro, mentes perigosas – o psicopata mora ao lado (pág, 32, 2014), é importante ressaltar que o termo psicopata pode dar a falsa impressão de que se trata de indivíduos loucos ou doentes mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (243.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com