TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRASTORNO DE ESTRESSE POS TRAUMATICO

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 11

Beatriz Scapim Torrini 149340311514

Karine Pereira rODRIGUES 148263411514

Luciene de Souza Dantas 149278211514

Marcilene Silva Dias 33207491151

Nayara Souza Silva 149239011514

Rosana Minieri sanchez 148461311514

[pic 1]

JUNDIAÍ

2019


 Beatriz Scapim Torrini 149340311514[pic 2]

Karine Pereira rODRIGUES 148263411514

Luciene de Souza Dantas 149278211514

Marcilene Silva Dias 33207491151

Nayara Souza Silva 149239011514

Rosana Minieri sanchez 148461311514

AVALIAÇÃO DO TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO

 

Trabalho como requisito para aprovação da disciplina de Diagnóstico e Intervenção em Psicologia no curso de Psicologia da faculdade anhanguera de Jundiaí.

 Profª: Sara Pansani

JUNDIAÍ

2019

Sumário

  1. INTRODUÇÃO                                                                                                                  3
  2. CARACTERÍSTICA DOS TRANSTORNOS DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO          4
  1. TIPOS                                                                                                                                     6
  1. DIFERENTES SINGULARES DE TEPT                                                                                 6
  1. AVALIAÇÃO DOS TRASTORNOS                                                                                   8
  2. iNSTRUMENTOS DIAGNOSTICOS                                                                                 9
  1. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE TRASTORNOS                                                      10
  1. CONCLUSÃO                                                                                                                  11
  2. REFERÊNCIA                                                                                                                  12

  1. INTRODUÇÃO

Antes o transtorno de estresse pós- traumático era considerado de forma limitada a ex-combatentes, pessoas torturadas e sobreviventes de terrorismo, e também de mulheres que sofreram abuso sexual, com estudos mais aprofundados foi possível ver que essa lista se estende a outras pessoas e que o TEPT ocorre justamente quando nosso sistema emocional é impedido de processar determinada situação e o indivíduo se sente inútil ou impotente perante o que aconteceu.

Ainda sim esse transtorno é mais greves em mulheres vítimas de violência, mas não só de caráter sexual e sim familiar, seja que ela sofre ou alguém próximo sofra, é comum que se desencadeei também em acidentados no trânsito, em pessoas diagnosticadas com doenças fatais ou incuráveis entre outros fatores.

Mas afinal o que é o transtorno de estresse pós-traumático? Ele aparece nessas situações citadas acima, quando o medo que o indivíduo sofre é de forma extrema e ela se sente totalmente indefesa e incapaz.

Neste trabalho falaremos um pouco mais sobre seus sintomas, características, de sua avaliação, do diagnóstico e do tratamento.

  1. CARACTERÍSTICA DOS TRANSTORNOS DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO

As características sintomáticas do transtorno de estresse pós-traumático são organizadas em três grandes grupos: o relacionado à reexperiência traumática, à esquiva e distanciamento emocional e á hiperexcitabilidade psíquica.

Reexperiência traumática: É quando mesmo estando o perigo afastado e confinado ao passado, o indivíduo pós-traumático continuamente revive o ocorrido, incapaz de retomar o curso de sua vida porquanto o trauma constantemente está a interrompê-la seria como se o tempo parasse no momento do trauma. Podendo também ocorrer sob a forma de sonhos aflitivos e pesadelos, levando ao temor de dormir.

Esquiva e distanciamento emocional: Esses são os sintomas mais graves porque leva o indivíduo a uma amnésia dissociativa, de forma que sua vida organiza-se no esforço do não pensar, não sentir e não planejar, levando a um comportamento não reflexivo, mas impulsivo, e as estratégias de esquiva podem ser adaptativas ou inadequadas, recusando-se em falar sobre o trauma, ao uso de bebidas alcoólicas ou drogas para obscurecer as memórias, até o engajamento excessivo e compulsivo em atividades como trabalho, jogos, sexo entre outros.

Hiperexcitabilidade psíquica: Diz respeito àqueles sintomas que não se resumiram apenas a condicionamentos a estímulos traumatogênicos, mas antes seriam reflexos de uma excitação fisiológica extrema do sistema nervoso central e autonômico, em resposta a uma variedade ampla de estímulos. Quando em contato com estímulos-trauma há uma variedade de reações que acompanham o humor ansioso, como taquicardia, respiração curta ou suspirosa, constrição precordial, parestesias (frias- calor- agulhadas- adormecimento-formigamentos), sudorese ou também cefaleias, tonturas, sensação de oco na cabeça, peso no estomago entre outras, havendo generalização do medo e insônia. Outro sintoma característico é o da resposta de sobressalto exagerada identificada por uma resposta musculoesquelética súbita, que varia da simples contração de grupos musculares até assumir posturas de defesa em resposta a estímulos inócuos: normalmente barulho ou som alto. Tais sintomas têm correlações neurobiológicas que traduzem uma dificuldade na avaliação discriminatória do estímulo e uma incapacidade de modular a resposta, no mais das vezes, extrema e estereotipada.

  1. TIPOS

Há diferentes formas de transtorno de estresse pós-traumático podendo se apresentar de uma forma aguda quando os sintomas já têm mais de um mês e menos de três meses ou de uma forma crônica quando a duração é superior a esse período. Tendo uma variante adicional na apresentação desse transtorno, que se caracteriza pelo início do transtorno muito tempo depois do trauma.

Podemos também explicar, pelo tempo transcorrido desde o acontecimento traumático dois tipos de vítimas, recentes quando o acontecimento traumático ocorreu há pouco tempo menos de três meses e não recentes quando o acontecimento ameaçador aconteceu há mais de três meses, essa pessoa pode encontrar-se em uma fase crônica do TEPT. Por exemplo: Uma pessoa que sofreu um abuso sexual na infância pode experimentar a TEPT tardio, desencadeando por uma situação de estresse especial ou tendo dificuldade de estabelecer um relacionamento íntimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com