TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno do Estresse Pós-Traumático

Por:   •  26/4/2019  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Transtorno do estresse pós-traumático

  1. RESUMO

O transtorno do estresse pós-traumático é um conceito desenvolvido nas classificações internacionais a partir de 1980. Naquela época, quem mais desenvolvia o transtorno de estresse pós-traumático, eram os ex-combatentes, que em 1920, Freud definiu como um conceito de trauma psíquico, como uma espécie de “ruptura da barreira aos estímulos”. Ainda no século xix, já era possível reconhecer os sintomas e características do atual transtorno do estresse pós-traumático, neurologistas e psiquiatras conseguiram reconhecer alguns destes sintomas, no quadro de conversão ou de neurose histérica.  

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o interesse pelo transtorno de estresse pós-traumático, que na época ficou conhecido como “neurose traumática ou de guerra”, ficou muito maior. O que antes era conhecido como devido a neurose da guerra, hoje acontece constantemente nos centros urbanos, devido as agressões cotidianas, as quais estamos expostos o tempo todo.

Estresse – Conceituação

O conceito de estresse inclui quatro elementos, sendo eles:

  1. Algum acontecimento estressante;
  2. Quando ocorre uma mudança na pessoa, devido algum acontecimento estressante, e isso dificulta a adaptação da mesma;
  3. Depois do acontecimento, há uma mudança do equilíbrio fisiológico e psicológica do organismo;
  4. Este desequilíbrio se manifesta devido as consequências emocionais, neurofisiológicas e cognitivas.

O estresse está constante circunstância na vida cotidiana do ser humano, por isso é inevitável passar por algum fator estressante, que possa vim a causar um trauma, um transtorno de estresse pós-traumático.

Fator Traumático – Conceituação pelo DSM

O transtorno de estresse pós-traumático, não é causado por fantasias das pessoas. A pessoa de fato se deparou com alguma situação traumática e ameaçadora, a qual, a colocou sua vida em risco, e é a partir daí que se desenvolve o trauma e os sintomas do transtorno.

Pessoas que desenvolveram o transtorno de estresse pós-traumático, geralmente, tinham vivenciado situações como; estupro, catástrofes naturais, (como vulcões, terremotos, e furacões), guerra, tortura, atentados, bombardeios, catástrofes provocada pelo homem, acidentes automotiveis, explosões, acidentes aéreos.

Portanto, eventos traumáticos trágicos e estressores muito dolorosos são nitidamente um diferente do outro.

  1. RELAÇÃO entre VÍDEO e CONCEITOS do TEXTO

Logo no início do vídeo, já é possível perceber que a paciente apresenta alguns dos sintomas mencionados no transtorno de estresse pós-traumático, sendo eles; impotência, desesperança de sobreviver, horror, desespero, revivência, sentimento de culpa, presença de ideias e questionamentos obsessivos sobre algumas atividades que poderiam ter sido tomadas, amnésia psicogênica (Fica claro isso, na parte em que Dona Juraci afirma não se recordar muito sobre o que houve após a morte de seu filho, afirma que logo após a notícia da médica dizendo que ele não havia aguentado, ela já não se recorda sobre o que houve em seguida, diz que tem alguns “flash” sobre o que ocorreu logo após a morte de Thiago).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com