TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Dissertações: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 14

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Segundo Lacombe (2011, p.381) “as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos”.

O Treinamento no trabalho surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, 1939 a 1945, quando houve necessidade de significativo aumento na produção das empresas, ao mesmo tempo em que novos trabalhadores menos qualificados chegavam aos postos de trabalho. Nos EUA, os ocupantes de um cargo que estava em sua primeira fase de vida, o de gerente de pessoal, juntaram-se a professores das áreas de ciências sociais para criar um programa de fácil aplicação para treinamento rápido de operários e técnicos. Surgiu então um programa bem sucedido chamado TWI – Training Within Industry, treinamento no local de trabalho, que, por sua eficácia, acabou sendo adotado em todo o mundo, incluindo o Brasil, um país onde o processo de industrialização estava em início do seu desenvolvimento.

São as pessoas que fazem a teoria se tornar efetivamente em prática e, para conseguir isso, é imprescindível o treinamento e o desenvolvimento das pessoas. Para CHIAVENATO (1999), há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. Apesar dos métodos serem parecidos, a sua perspectiva de tempo é diferente. Enquanto o treinamento está focado para o

cargo atual, buscando melhorar as capacidades exigidas para o desempenho imediato do cargo, o desenvolvimento de pessoas objetiva os cargos a serem ocupados futuramente e as novas habilidades que serão requeridas. Para as grandes organizações, o treinamento não é somente despesas, mas sim um precioso investimento, seja na organização como nas pessoas que nela trabalham, e é por esse motivo que treinar e desenvolver pessoas vêm se tornando cada vez mais vitais para as organizações.

Hoje em dia o mercado de trabalho é um meio dinâmico e esta em constante processo de mudança, cada vez mais competitivo e desafiador para as organizações. Toda essa competitividade e mutabilidade exige que as empresas tenham em seu quadro de funcionários profissionais mais habilidosos e capacitados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado. É nesse contexto em que ouvimos falar de treinamento e desenvolvimento. Afinal, do que se trata?

CONCEITO

Treinamento

Consiste em um processo educacional que é aplicado de maneira sistemática e organizada e pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.

O programa de treinamento deve estar associado as necessidades estratégicas da organização.

Precisam-se avaliar as verdadeiras necessidades da organização e do funcionário para que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado. Além destes levantamentos, é necessário que a empresa esteja disposta a dar espaço e oferecer oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas competências.

Em outras palavras e num sentindo mais amplo, o treinamento é um esforço dirigido no sentido de que a equipe, tenha a finalidade de fazer, a empresa, atingir os objetivos da maneira mais, economicamente, possível.

Nesse sentido, o treinamento não é despesa, mas um investimento precioso cujo retorno é altamente compensador para organização desde que focado em objetivos bem definidos e que traga os resultados esperados.

O Treinamento tem como objetivos:

• Impulsionar a eficiência;

• Incrementar e aumentar a produtividade;

• Elevar os níveis de qualidade;

• Promover a segurança no trabalho;

• Diminuir refugos e re-trabalhos.

Desenvolvimento

Na visão de Wexley e Hinrichs, Desenvolvimento é uma forma de aperfeiçoamento pessoal, que consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada. Mas, outros autores afirmam que o desenvolvimento de um funcionário é a capacidade de acumular conhecimentos e informações suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua função atual, ou outras tarefas que lhes serão confiadas.

Ainda segundo Milkovich e Boudreau (2010), o desenvolvimento é um processo a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torna-los membros valiosos para a organização. Ou seja, o desenvolvimento tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização e para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo como a participação em cursos e seminários, tutorias, coaching, entre outros.

O que diferencia “Treinamento” de “Desenvolvimento”, é conceituando-os da seguinte maneira:

• Treinamento é uma aprendizagem relacionada a tarefa atual do empregado.

• Desenvolvimento é a aprendizagem adquirida para o crescimento do individuo, mas não relacionada a uma tarefa presente (ou futura).

Por meio do desenvolvimento e do treinamento, a pessoa pode assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferentes e desenvolver conceitos abstratos. Assim, percebe-se que através do treinamento os resultados serão satisfatórios tanto para os indivíduos como para as organizações.

TIPOS DE TREINAMENTO

Para Hinrichs (1976, apud Bastos 1991, p.89), o “(...) treinamento pode ser definido como quaisquer procedimentos, de iniciativa organizacional, cujo objetivo é ampliar a aprendizagem entre os membros da organização”.

O Treinamento não pode ser feito ao acaso ou simplesmente para zerar carências imediatas de conhecimento, habilidades ou de atitudes. Todo treinamento deve pautar por objetivos claros e explícitos. Existem vários tipos de treinamento que podem ser utilizados separados ou conjuntamente dependendo da necessidade da organização.

Alguns desses tipos são:

• Transmissão de informações – é repartir informações entre os treinados como corpo integrado de conhecimento.

• Desenvolvimento de habilidades – Trata-se de um treinamento geralmente direcionado para o trabalho

• Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com