TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa N1

Trabalho Universitário: Tarefa N1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  3.074 Visualizações

Página 1 de 4

1. Motivação não é um produto acabado; é um processo que se configura a cada momento. Tem um caráter de continuidade, o que significa dizer que sempre teremos à nossa frente algo a motivar-nos. Mas o que é motivação? Formule sua definição e, depois, volte e compare com o que você estudou no início desta Unidade.

Motivação é algo que nos possibilita alcançar nossos objetivos, ela é responsável pela nossa intensidade, direção e persistência. Podemos dizer que nós estamos sempre à procura uma nova motivação para realizarmos nossos objetivos. Segundo Paul Spector “é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinado comportamento”

2. Abraham Maslow desenvolveu uma teoria para explicar o que motiva as pessoas. Ele relacionou motivação com as necessidades e concluiu que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades. Quais são elas?

Necessidades fisiológicas, proteção, sociais, estima e auto realização.

3. O que significa a hierarquia de necessidades na teoria de Maslow?

De acordo com Maslow, o ser humano busca primeiro satisfazer as necessidades mais baixas, como: as necessidades fisiológicas e de proteção para depois buscar as necessidades superiores como: as sociais, estima e autorrealização. á medida que cada necessidade é atendida, a próxima aparece.

4. Lee Iaccoca, um dos executivos mais bem pagos do mundo, diz que o que motiva a trabalhar é o dinheiro. Todos os estudiosos da motivação concordam com Iaccoca? O que você pensa sobre isso?

Nem todos os estudiosos da motivação concordam com lee laccoca. Como é o caso de Mihaly Csíkszentmihalyi que diz que a atividade em si e o sentimento experimentado são recompensa mais forte que dinheiro ou fama. Em minha opinião o dinheiro é o fator mais importante e o principal fator motivacional. Mas isso não significa que uma pessoa que ganha bem se sinta realizado em sua profissão, pois os outros fatores também devem ser levados em consideração.

5. McGregor, depois de observar como os executivos tratavam seus funcionários, concluiu que essas práticas revelavam a visão que eles tinham da natureza dos seres humanos. Diante desta análise ele formulou duas teorias, X e Y. Vamos recordar cada uma delas.

Com base na Teoria X complete as proposições a seguir:

a) Os trabalhadores preferem ser (dirigidos).

b) Os trabalhadores não estão interessados em assumir (responsabilidades).

c) Os trabalhadores desejam, acima de tudo, (Segurança) .

d) Os trabalhadores são motivados por (Dinheiro), e pela ameaça de (punição).

Agora vamos exercitar também assuntos relacionados com a visão que tem o executivo da Teoria Y:

a) Os trabalhadores não são (preguiçosos) e (irresponsáveis) por natureza.

b) Os trabalhadores se forem adequadamente motivados, podem ser (criativos no trabalho).

c) Os trabalhadores têm motivação básica e padrões de comportamento adequados e capacidades para assumir (responsabilidades e também as procura).

5. David McClelland identificou três necessidades: realização, associação e poder. Ele afirma que não nascemos com tais necessidades; elas são adquiridas socialmente. Já a associação diz respeito ao que Maslow chamou de afeto. E realização é respectivo à autoestima e à autorrealização. Você notou que a teoria de McClelland é bem parecida com a de Maslow? A diferença é que McClelland diz que essas necessidades podem ser aprendidas. Você concorda? Justifique sua resposta.

Concordo. Pois como podemos observar uma criança nasce com necessidades bem restritas como: alimentar-se, dormir etc. E ao longo da vida ela vai aprendendo novas necessidades como: estudar, fazer faculdade, e trabalhar.

6. Vimos que Hackman e Oldman chegaram à conclusão de que são cinco as características do trabalho que contribuem para fazer da função uma fonte de motivação. Descreva o que cada uma significa.

VARIEDADE: Uma função será tanto menos variada quanto mais consistente numa repetição rotineira de atividades; esta característica refere-se ao grau de exigência no que diz respeito ao uso de competência, atividades e conhecimentos diversificados.

IDENTIDADE: O grau em que a função requer a execução de um trabalho identificável com princípio e fim, e que origina um resultado visível. Um exemplo de uma função com elevado grau de identidade é o trabalho do artesão que produz uma peça na sua totalidade; e por ter-la produzido do princípio ao fim, é que se confere esse nível de identificação com ele próprio.

SIGNIFICADO: Diz respeito ao impacto do trabalhador nas vidas dos outros, seja de dentro ou de fora de uma organização; quanto maior o impacto maior o significado do trabalho.

AUTONOMIA: O nível de independência no planejamento do trabalho e na respectiva forma de organização. Por exemplo, o nível da autonomia de um empregado do McDonald`s é limitado pela existência de um conjunto muito preciso e detalhado de procedimentos.

FEEDBACK: Refere-se em quantidade e qualidade à informação sobre o processo do indivíduo na execução da tarefa e os nível de desempenho alcançados.

8. A Psicologia Sócio-Histórica está interessada em compreender os motivos das atividades das pessoas concretas. Qual a critica que Martín Baró faz às teorias da motivação?

9. O que é percepção? Formule sua definição e, depois, compare-a com a de Robbins.

10. Como podemos explicar que uma pessoa possa olhar para a mesma coisa que outra pessoa e as duas perceberem de forma diferente essa mesma coisa?

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »