TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Aprendizagem

Artigos Científicos: Tecnicas De Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

A escola por se tratar de uma instituição formal tem como papel a transmissão de cultura e no âmbito das aulas de Educação Física propor conhecimento e especificidade, procurando sempre situar a cultura corporal do movimento.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs), o trabalho da Educação Física durante a educação básica é importante, pois desde cedo propõe ao aluno a oportunidade de desenvolver habilidades corporais, de participar de atividades culturais, como ginástica, dança, lutas, esportes, sempre com a finalidade de expressão de sentimento, afeto e emoção. E esse repertório motor adquirido na infância é carregado por toda a vida.

As mais variadas metodologias podem não tem grandes resultados se não forem adequados ao modo de aprender da criança.

O papel do professor de Educação Física é a elaboração adequada das atividades, utilizando para isso práticas pedagógicas, além do conhecimento cientifico, enfatizando as atividades coletivas, com o objetivo de alcançar a personalidade de cada aluno através do desenvolvimento de suas capacidades e habilidades , sejam elas físicas, psicológicas e sociais e durante esse processo, certamente, a motricidades estará sendo desenvolvida.

É importante, portanto, que o educador, ao utilizar um jogo, tenha definidos o objetivo a alcançar e sabe escolher o jogo adequado ao momento educativo. Ao brincar a criança incorpora valores, conceitos e conteúdos e paralelamente estimula o desenvolvimento mental.

O papel dos jogos e brincadeiras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental é o desenvolvimento do pensamento da criança, de como ela elabora e formula conceitos, resolve problemas, em fim a por meio dos jogos que as crianças são introduzidas no meio sócio-cultural do adulto, onde ela estabelece seu controle interior, sua auto-estima e desenvolve relação de confiança consigo mesma e com os outros.

A dimensão lúdica é muito importante no cotidiano escolar, ao oferecer um espaço lúdico estão proporcionando as crianças um potencial cognitivo favorável à futuras aprendizagens. Com isso o professor tem que introduzir no seu planejamento atividades lúdicas, seja observador e avaliador dos educandos.

Os jogos e as brincadeiras desenvolvidos na primeira etapa da Educação Básica proporcionam o desenvolvimento e a aprendizagem ao aluno em todos os aspectos de sua vida, tanto dentro como fora da escola, quando bem trabalhados.

O trabalho educativo atribuído aos jogos e brincadeiras tem sua valorização tanto quanto as demais disciplinas existente no currículo escolar e sua contribuição favorável está indicada, principalmente, nos primeiros anos de idade possibilitando e facilitando o envolvimento total da criança.

Na utilização de jogos e brincadeiras

rh@santuarionacional.com

9607-9226. métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com