TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Trabalho Escolar: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 6

Figura 1 – Capa do filme: Tempos Modernos 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS 5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

APÊNDICES 9

A - SINOPSE 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal a Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas (ARH/GP) e a forma em que é apresenta nas empresas.

A elaboração desta pesquisa visa expor ao leitor as mudanças decorrentes dentro da área de ARH/GP que nos leva a Moderna Gestão de Pessoas. Por meio destas comparações, pretende-se elaborar um plano de ação que possibilite a diversificação de estratégias para uma boa relação com os empregados.

O projeto visa atender os requisitos necessários à aprovação na disciplina de Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas e complementar o aprendizado para que, de forma prática sejam desenvolvidas competências e habilidades consideradas um diferencial competitivo.

A metodologia empregada no desenvolvimento do projeto tem como base a pesquisa exploratória. Segundo Reis (2008, p.55) “a pesquisa exploratória é o primeiro passo de qualquer pesquisa. Podendo ser desenvolvida através de levantamento bibliográfico, entrevistas e análise sobre o tema abordado.”.

Outro procedimento a ser utilizado para a fundamentação do trabalho desenvolvido é a pesquisa bibliográfica. “A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas (em livros, revistas, etc.). Pode ser realizada independentemente, ou como parte de outros tipos de pesquisa.” (Rampazzo, 2005, p.53)

Tendo em vista a elaboração de um plano de ação que possibilite a diversificação de estratégias para uma boa relação com os empregados, busca-se realizar uma análise de conteúdo acerca dos dados levantados que serão apresentadas no decorrer da pesquisa.

FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Assim como outras áreas, a Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas (ARH/GP) passou por diversos processos de modificação conforme as necessidades de cada época. Sendo assim a ARH/GP é considerada uma das áreas mais afetadas pelas transições ocorridas no mundo moderno.

Segundo Chiavenato (2008, p. 34) “podemos visualizar ao longo do século XX três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclassica e a Era da Informação.”

A Era Industrial Clássica (1900 – 1950) caracteriza-se pelo fenômeno da industrialização em amplitude mundial, pelo surgimento dos países desenvolvidos e industrializados e por sua estrutura organizacional burocrática, constituída em formato piramidal e de decisões centralizadas. Nesse contexto as pessoas eram vistas como “recursos de produção” e a área de ARH/GP, como é conhecida atualmente, denominava-se área de Departamento de Pessoal a qual era responsável pela execução dos pagamentos de salários e benefícios e por realizar processos de recrutamento e dispensa dos funcionários.

A Era Industrial Neoclássica (1950 – 1990) período iniciado após a Segunda Guerra Mundial, caracteriza-se pelas dinâmicas mudanças nos mercados, pela solidificação do capitalismo, pela constituição dos Sindicatos entre outros fatores. Nesse período os funcionários passaram a ser vistos como “recursos vivos”, não apenas como um fator inerente a produção. A ARH/GP possuíam mais funções dentre as atividades exercidas, entre elas a busca por profissionais com competências técnicas para que desta forma as metas e objetivos da empresa pudessem ser alcançados com a colaboração da área.

A Era da Informação, tem seus primeiros indícios a partir de 1990 onde, devido a globalização observou-se um alto nível de competitividade entre as empresas.

Nesse período os funcionários eram vistos como pessoas proativas e inteligentes que precisavam de estímulos para dar maiores contribuições para a empresa. A ARH/GP passou a atuar efetivamente nas organizações, visando atender as necessidades e objetivos de ambas as partes, tanto dos funcionários quanto da própria instituição. A partir dessa reengenharia todo o processo passou a ser acompanhado, desde a entrada até a saída do funcionário na organização e algumas atividades antes competentes apenas ao ARH/GP passaram a ser descentralizados, dessa forma, fazendo com que os gerentes de cada área tivessem uma participação mais ativa nos processos de integração dos funcionários.

O filme Tempos Modernos busca retratar a vida nos Estados Unidos nos anos 30, após a crise de 1929.

Após a Primeira Guerra Mundial a Europa, grande importadora de produtos industrializados dos Estados Unidos buscava a reconstrução das indústrias e cidades, com isso, a economia norte-americana que estava em pleno desenvolvimento manteve altos níveis de produção. Depois de reconstruídas, as nações europeias diminuíram drasticamente as importações.

Dessa forma, as indústrias norte-americanas passaram a aumentar os níveis de estoque, pois já não conseguiam vender como antes. Grande parte dessas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York, o que acarretou na desvalorização dos papéis e na falência de muitas empresas.

Além do contexto histórico econômico social, o filme expõe a realidade do trabalho dentro da Era Industrial Clássica, onde o funcionário era visto como um instrumento de produção, não havia legislações vigentes, processos de recrutamento, seleção e treinamento, planos de carreira, ou incentivo à participação do funcionário na organização.

As ordens de comando eram totalmente centralizadas e visava apenas à produção.

A iniciativa de organização dos funcionários para reivindicar e expor suas necessidades não eram permitidas e não havia órgãos competentes na época para realizar essas ações. As cargas horárias eram abusivas e, sobretudo devido às linhas de produção, os funcionários eram considerados especialistas, ou seja, realizavam movimentos repetitivos por longos períodos o que acarretava sérios problemas a sua saúde.

A constante evolução da área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com