TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Ensaios: Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

O filme "Tempos Modernos" mostra a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo após a crise de 1929, quando a recessão, o desemprego e até a fome atingiu grande parte da sociedade norte-americana. O personagem Carlitos que foi interpretado pelo Ator Charles Chaplin consegue um emprego em uma fábrica e com pouco tempo vira um líder grevista.

O foco principal do filme é a crítica à industrialização focada na linha de montagem onde o operário é vítima do poder capitalista. As jornadas de trabalhos são exploradoras de até 14 horas sem condições sanitárias e de trabalho, as cenas do filme são devastadores operários sujos e mal cuidados englobando crianças e mulheres submetidas a jornadas massacrante de trabalho sabendo que o salário era medíocre e com uma remuneração ainda menor para as mulheres e crianças.

Devido as suas idéias subversivas Carlitos passa a ser perseguido pelos patrões.

Verificamos também grandes desigualdades entres as classes mais pobres e as mais ricas, onde é totalmente visível as diferenças de perspectivas de vida de cada grupo.

Segundo mostra uma das cenas, os gestos dos operários são extremamente simples e repetitivos. A esteira que passa em frente aos operários define a ação necessária de cada um e sua velocidade regula o ritmo dos movimentos.

Em torno dos operários, supervisores controlam o ritmo e a adequação das tarefas. Eliminam as circunstâncias externas que possam atrapalhar o trabalho. Cuidam das “relações humanas” no trabalho (cena do supervisor, interferindo na briga de Carlitos com seu companheiro de bancada). Substituem, eventualmente, um operador... O dedo indicador, apontando em direção ao operador ou à tarefa, sinalizando uma ordem ou uma ameaça, é o gesto reiterado do supervisor.

Na cena que se segue, Carlitos sintetiza a figura do operador. Aperta, incessantemente, parafusos que passam em velocidade na esteira. Em certo momento é substituído pelo supervisor. Não consegue controlar as mãos e os braços que continuam fora do contexto e como seres de máquina, os movimentos anteriores. Anda pela fábrica e “bate o ponto” diante de uma porta. Entra no banheiro. A música de fundo sugere liberdade e descontração. Acende um cigarro. A expressão revela alívio, alegria e prazer, que sucedem a saída de uma situação muito desagradável. A figura do presidente aparece em uma tela na parede. Ordena a volta ao trabalho. Carlitos sai, “bate o ponto” e volta à bancada. O retorno ao trabalho é reticente. Lixa as unhas, assume o papel de supervisor e, finalmente, não tendo alternativa, volta a apertar parafusos.

Assim, percebe-se que para a psicologia não é possível pensar o trabalho deslocado da ação humana, justamente porque seu objeto de estudo está relacionado com fenômenos ou processos psicológicos presentes na atividade de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com