TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Trabalho Universitário: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Filme Tempos Modernos

ALUNO: Zacarias Devalci da silva

No filme tempos modernos, podemos ver que os colaboradores eram submetidos a um grande esforço físico, mental e emocional, a organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. Diante de toda essa exigência o colaborador representado por Chaplin, tem muita dificuldade de se relacionar com os demais colegas de trabalho, quando ele não consegue acompanhar o ritmo da esteira para apertar os parafusos.

Durante o período em que o ator entra em confusão mental, percebemos que a sintonia existente no ambiente de trabalho é totalmente agravada, tudo o que antes era organizado não é mais, o interessante é que o estilo de trabalho demostrado no filme não estimula a busca por qualificação profissional, em seu novo trabalho, Chaplin não consegue cumprir uma tarefa que é de encontrar um pedaço de madeira parecido com a que seu encarregado tinha em mãos , para quem anteriormente só apertava parafusos, não tinha condições de analisar o trabalho e estabelecer o melhor método de fazê-lo.

Na prisão depois da tentativa de fuga onde Chaplin, interage a favor da lei, (inclusive o mesmo havia sido preso por engano), a vida na prisão se torna mais prazerosa do que a vida em liberdade, pois quando ele é informado de sua liberdade, não recebe a noticia com alegria, em quanto estava preso tinha o respeito por parte dos policiais, estava seguro, diante de toda crise em que o pais passava, tinha comida bebida um local para dormir.

Tudo funcionava de acordo com as necessidades do ator, nessa parte do episódio observo que ele estava integrado, mantendo uma boa relação interpessoal, e interagindo de acordo com a institucionalização.

A historia desse filme retrata fatos semelhantes aos dias de hoje, como por exemplo, a busca incessante pelo aumento de produção, no filme é apresentado uma máquina que alimentaria o funcionário, desta forma ganharia tempo, que poderia ser utilizado para o aumento da produção. Essa ideia não se concretizou no filme e nem nos dia s de hoje, porem o que podemos ver hoje é o aumento de máquinas do tipo robô que não param se fazer refeição, e dá o retorno no quesito aumento da produção.

Utilização de circuito fechado de TV foi uma proposta do filme que tem dado certo hoje, pois além de monitorar a produção , auxilia na identificação de sabotagem industrial, esclarecimentos em casos de acidente de trabalho , conduta dos colaboradores, durante suas atividades.

Relacionamento Interpessoal, para realização dos afazeres do nosso dia a dia, mesmo que o ambiente não seja onde gostaríamos de estar, se houver respeito e compreensão por parte dos que ocupam o mesmo espaço as tarefas serão executadas de forma construtiva, exemplo o período em Chaplin esta na prisão.

Integração, se uma pessoa não receber treinamento, se aperfeiçoar profissionalmente, se torna difícil em alguma situações, impossível se integrar a um grupo de pessoas, ou grupo de trabalho, exemplo quando Chaplin é posto em liberdade.

Institucionalização, de acordo com nossas necessidades e dificuldades buscamos prover meios para executarmos nossas tarefas para isso mudamos costumes anteriormente aceitos como sendo o mais viável.

Organização, é a soma de nossos esforços individuais que reflete no coletivo, alguns dos fatores para se alcançar esse objetivo é uma boa comunicação, utilização adequada do tempo diário.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »