TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Personalidade

Casos: Teoria Da Personalidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 4

Kurt Lewin: Teorias da Personalidade (p. 319-328)

Kurt Lewin

Nasceu em 1890 na província de Posen na Prússia em nove de setembro de 1947. Estudou psicologia em Berlim, depois do seu doutorado em 1914, ele serviu o exercito alemão, mas só no fim da guerra Lewin retornou a Berlim, onde foi “instrutor e assistente de pesquisa no instituto psicológico”. Dois dos três fundadores da Gestalt estavam na universidade de Berlim na época, Max Wertheimer e Wolfgang kohler. Lewin foi influenciado pela teoria da Gestalt, assim obteve um conhecimento novo o que ele denominou de teoria de campo, onde se baseava em três características: [...] (1) o comportamento é uma função do campo que existe no momento em que ocorre o comportamento, (2) a análise começa com a situação como um todo, a partir do qual as partes componentes são diferenciadas, (3) a pessoa concreta em uma situação concreta pode ser representada matematicamente. Define-se campo como “a totalidade de fatos coexistentes que são concebidos como mutuamente interdependentes” (Lewin, 1951, p.240).

A Estrutura da Personalidade

A estrutura do ser humano só pode ser definida, a partir da separação desse ser com o mundo. Contudo, essa separação ocorre pela manifestação da fala, ou por representações espaciais que remete a matemática. Uma vez que Lewin discorre a representação dessa estrutura por meio de um desenho, no qual vêm representar a pessoa inserida em um ambiente fechado, que é um circulo e uma elipse, onde esse circulo esta dentro dessa elipse, assim, há um espaço entre a fronteira da pessoa e a fronteira da figura, mas ao redor desse espaço, encontra-se um mundo físico, ou seja, um universo não-psicológico, um lugar que existe fatos sociais (p. 319-320).

O Espaço de Vida

“O universo do psicólogo, o todo da realidade psicológica”. É a totalidade dos fatos que vão determinar o comportamento de um individuo acontecer. O comportamento é uma função do espaço de vida. Assim, esse espaço é cercado pelo mundo físico, mas isso não quer dizer que ele não seja uma parte desse mundo. Portanto, esse espaço de vida e o além dele são regiões separadas e diferenciadas de uma totalidade maior (p.320-321).

Diferenciação

Lewin afirma: “A estrutura de uma pessoa é heterogênea, não homogênea”, uma vez que, há uma subdivisão em partes separadas, mas intercomunicantes. O ser humano é divido em duas partes dentro de um círculo, no qual é representado por regiões, uma na parte externa a perceptual-motota (P-M), e a outra na parte central a intrapessoal. Outro procedimento é dividir essas regiões em células adjacentes, a peceptual-motora chamada por periférica, p; e a intrapessoal chamada de central, c. O ambiente homogêneo ou indiferenciado é onde os fatos são iguais perante todos, isto é, é onde a pessoa tem liberdade de movimento, pois não há barreira, mas esse não é o verdadeiro estado das coisas, é preciso subdividir o ambiente em regiões parciais. Consta-se uma diferenciação no ambiente e na pessoa, mas não se faz necessário distinguir essas diferentes regiões ambientais, uma vez que não existe uma semelhança entre a camada perceptual-motora e a esfera intrapessoal. Todavia, para compreender o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com