TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Motivacao De Alderfer

Exames: Teoria De Motivacao De Alderfer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  1.602 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho, enquadra-se na Cadeira de “Psicologia da Motivação”, com tema “Teoria ERC de Clayton Paul Alderfer”. Este trabalho, intitula se descrever a influência exercida pela motivação no concerne à satisfação das necessidades do indivíduo.

Desenvolvida pelo psicólogo Clayton Alderfer, com base na teoria de Maslow e de outras pesquisas, a teoria ERC (Teoria da Motivação) diz que a motivação pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, contudo não concorda com a Teoria de Maslow em alguns pontos básicos. Essa possibilita uma maior flexibilidade entre as diversas necessidades. Alderfer percebia que as pessoas subiam e desciam dentro da hierarquia das necessidades. Devido a tal conclusão, ele diminuindo o número de níveis para três, permitindo que as necessidades continuassem fossem padrão independente do indivíduo.

Alderfer diz ainda que “quando uma pessoa progredir na concretização das necessidades de existência, de relacionamento e de crescimento experimenta um sentimento de satisfação. Contudo, a regressão entre os três níveis de necessidade, resulta em frustração”.

Objectiva-nos neste trabalho, apresentar e discutir “a Teoria ERC de Alderfer” no que concerne ao seu posicionamento quanto ao que motiva o indivíduo e as criticas nele feitas.

Para a elaboração do mesmo usou-se como metodologia, consulta bibliográfica, internet e posterior debate em grupo.

Quanto a estrutura, este trabalho, encontra-se dividido da seguinte forma: Introdução, Desenvolvimento (conceituação) e Conclusão.

2. BIOGRAFIA DE CLAYTON PAUL ALDERFER

Paul Clayton Alderfer (nascido em 01 de Setembro de 1940 em Sellersville, Pensilvânia) é um psicólogo americano que desenvolveu ainda mais a hierarquia de necessidades de Maslow por categorizar a hierarquia em sua teoria ERC em Português ou ERG (Existence, Relatedness e Growth) em inglês. Publicada em 1969, a teoria ERC (existência relacionamento e crescimento) afirma que o homem é motivado por três categorias de necessidade, ordenadas da seguinte forma: as necessidades de existência, as necessidades de relacionamento e de crescimento.

3. TEORIA EXISTÊNCIA RELACIONAMENTO E CRESCIMENTO ERC – CLAYTON ALDERFER

3.1. OS TRÊS NÍVEIS DE CLAYTON ALDERFER E COMO ELAS OCORREM

Maslow via as pessoas subindo progressivamente dentro da hierarquia das necessidades. Já Alderfer percebia que as pessoas subiam e desciam dentro da hierarquia das necessidades e que existia apenas três factores essenciais para motivação:

3.1.1. NECESSIDADE DE EXISTÊNCIA:

São todas as formas de desejos físicos e materiais fundamentais à sobrevivência, ou seja, as necessidades básicas de Maslow. Quando há falta desses recursos não há a satisfação das necessidades básicas de um indivíduo. Portanto, essas tendem a serem relacionadas à frustração das mesmas necessidades para outro indivíduo, pois nesse caso não há recursos suficientes para a satisfação das necessidades de ambos.

3.1.2. NECESSIDADES DE RELACIONAMENTO:

São as que dizem respeito ao desejo humano por relações interpessoais e sociabilidade, ou seja, a necessidade que um indivíduo tem de compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Estas relações acontecem tanto com indivíduos quanto com grupos, o que inclui família, amigos e inimigos, por exemplo. Para satisfação desse desejo, é necessária a interacção com outros indivíduos em uma relação mútua e, assim, haverá satisfação ou frustração dos envolvidos nesse relacionamento tendem a ser correlacionadas. O grau de mutualidade da relação é definido pela quantidade de aceitação de ideias e sentimentos compartilhados de uma pessoa para outra. Aceitação, confirmação, compreensão e influência são elementos presentes nas necessidades de relacionamento. Tal necessidade só será considerada para o comportamento humano quando as necessidades anteriores, fisiológicas e de segurança, estiveram relativamente satisfeitas;

3.1.3. NECESSIDADES DE CRESCIMENTO:

É a necessidade que o ser humano tem de criar, dar sugestões e participar. A satisfação dessas necessidades se dá em realizar seu potencial e desenvolver competências na resolução de problemas. Ao atender a essas necessidades, a pessoa se sente mais realizada e completa como ser humano. Reconhecimento e auto-estima são alguns elementos relacionados às necessidades de crescimento.

1.2. PIRÂMIDE DE CLAYTON ALDERFER SOBRE AS NECESSIDADES:

Essa teoria adopta o princípio de frustração-regressão, ou seja, uma necessidade inferior pode ser activada quando uma necessidade mais elevada não pode ser satisfeita e também salienta que mais de uma necessidade poder ser focalizada de uma única vez.

Segundo Bowditch & Buono (1992, p.42) estudos encontram:

 Provas empíricas das três dimensões das necessidades;

 De que as pessoas tendem a caracterizar suas necessidades em termos de níveis propostos por essa estrutura.

1.3. IDEAIS PRINCIPAIS DESTA TEORIA

 Primeiro: Mais de um tipo de necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com