TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Piaget

Trabalho Universitário: Teoria De Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

2-postura do professor e sua relação com o aluno

Segundo Vigotsky a relação professor-aluno ou educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim de respeito, cooperação. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento, já o educador assumi um papel como um indivíduo mais experiente. Por isso cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.

Temos que analisar além do professor-aluno o aluno-aluno, pois Para Vygotsky, a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica do sujeito.

Vygotsky conceituou o desenvolvimento intelectual de cada pessoa em dois níveis: um real e um potencial. O real é aquele já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria porque já tem um conhecimento consolidado. Por exemplo, se domina a adição esse é um nível de desenvolvimento. O potencial é quando a criança ainda não aprendeu tal assunto, mas está próximo de aprender, e isso se dará principalmente com a ajuda de outras pessoas. Por exemplo, quando ele já sabe somar, está bom próximo de fazer uma multiplicação simples, precisa apenas de um "empurrão". Assim cabe ao professor ver seus alunos sob outra perspectiva, bem como o trabalho conjunto entre colegas, que favorece também a ação do outro na ZDP (zona de desenvolvimento proximal). Vygotsky acreditava que a noção de ZDP já se fazia presente no bom senso do professor quando este elaborava suas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com