TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Wallon

Trabalho Universitário: Teoria De Wallon. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 4

Henri Wallon

Militante apaixonado, o médico, psicólogo e filosofo francês mostrou que as crianças têm corpo e emoções (não apenas cabeças) na sala de aula.

Henri Paul Hyacitanthe Wallon nasceu em paris frança em 1879. Graduo-se em medicina e psicologia,fez também filosofia.Atuou como m´dico na segunda guerra mundial (1914 - 1918) ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos.

No ano de 1925 criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Passados quatro anos tornou-se professor da universidade de Sorbonne e vice-presidente do grupo francês de educação nova. Durante toda a sua vida dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligencia das crianças.

Foi militante de esquerda, participou das forças de resistência contra Adolf Hitler e foi perseguido pelo gestapo (a polícia política nazista) Propôs mudanças estruturais no sistema educacional francês,coordenou o projeto reforma do ensino, conhecido como Langevin-Wallon conjunto de propostas equivalentes a nossa lei de diretrizes e bases. Nele, por exemplo, esta escrito que nenhum aluno deve ser reprovado numa avaliação escolar. No ano de 1948, lançou a revista enfance que serviria de base de nossas idéias no mundo da educação, e que rapidamente se transformou numa espécie de biblía para pesquisadores e professores.

Falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social) às crianças é comum hoje em dia. No século passado essa idéia foi uma verdadeira revolução. Revolução essa comandada por Henri Wallon.A teoria pedagógica de Wallon diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, isso abalou as convicções numa época em que memória e hudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.

Wallon levou não só o corpo da criança mas suas emoções para a sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo, a afetividade, movimento, inteligência e formação. Wallon era apaixonado pela politica e pela educação, pra Wallon reprovação era como expulsar excluir, negar a própria negação do ensino. Para Wallon as emoções tem uma função muito importante no desenvolvimento de cada pessoa.Poi é por causa delas que o aluno expressa seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível mas pouco estimulado pelos tradicionais modelos de ensino existentes.

Afetividade As trasformações fisiológicas em uma criança (ou nas palavras de Wallon, em seu sistema neuro vegetativo) revelam importantes traços no caracter e pesonalidade de uma criança. A emoção altera todo o organismo respiração , batimentos cardíacos e ate muscular causando tensão e distensão isso ajuda o ser humano a se conhecer, todas as nossas emoções seja ela raiva, tristeza, alegria, medo e os nossos sentimentos mais profundos são bastantes relevantes na relação da criança com o meio social.

Movimento Segundo a teoria de Wallon, as emoções dependem da organização dos espaços para se manifestarem. O desenvolvimento intelectual da criança não se limita somente a sala de aula em imobilizar a criança em uma carteira limitando a fluidez das emoções e do pensamento que se faz necessária ao desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com