TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Henri Wallon

Seminário: Teoria de Henri Wallon. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Seminário  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria de Henri Wallon

A teoria Walloniana é a Psicogênese e o ponto principal dessa teoria é a tentativa de ver a criança de um modo mais integrado, sob a perspectiva de diferentes campos funcionais que são o afetivo, cognitivo e motor.

Wallon foi o primeiro a dizer que a aprendizagem não depende apenas do cérebro, mas também do afeto e do movimento, que o aluno deve ser considerado como um todo, ele levou não só o corpo da criança, mas suas emoções, para a sala de aula.

E na infância que se localiza a gênese da maior parte dos processos psíquicos..

Para Wallon, a escola que imobiliza a criança numa carteira, limita sua fluidez das emoções e do pensamento, que são responsáveis pelo desenvolvimento completo da pessoa.

A inteligência infantil é caracterizada pelo sincretismo, que é a incapacidade da criança de analisar as qualidades, propriedades, circunstancias e conjunturas das imagens ou situação. O pensamento sincrético começa aproximadamente aos três anos onde a criança mistura o real e a fantasia.

Quando a criança já consegue representar, identificar e definir de forma apropriada os objetos, ela já está na fase do pensamento categorial, começa por volta de 6,7 anos e vai até a puberdade, é o pensamento que possibilita apenas o real por meio de categorias.

Por volta dos 9,10 anos aos 12 anos a criança, generaliza melhor, entende as relações e tem melhor foco do pensamento.

Os 5 estágios de desenvolvimento do ser humano :

• Impulsivo-emocional, que ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico;

• Sensório-motor e projetivo, que vai até os três anos. A aquisição da marcha e da prensão, dão à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Também, nesse estágio, ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" em atos motores. Como diz Dantas (1992), para Wallon, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;

• Personalismo ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas;

• Categorial. Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior;

• Puberdade e adolescência : Ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas à tona.Oposição sistemática ao adulto, busca diferenciar-se do adulto.

Podemos identificar quatro temas em sua teoria:

1- A questão da motricidade; Entende que a motricidade é a primeira forma de manifestação do ser humano, que suas primeiras manifestações são afetivas.

2- A questão da emoção: A emoção é altamente orgânica, altera a respiração, os batimentos cardíacos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com