TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Piaget

Artigos Científicos: Teoria Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 3

Piaget

Sir Jean William Fritz Piaget, nasceu em Neuchâtel (Suíça) no ano de 1869, foi um dos pesquisadores mais importantes na área da educação e pedagogia.

Jean Piaget se especializou em psicologia evolutiva e também em epistemologia genética, mas Piaget dedicou sua vida a observação científica no processo de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Piaget desenvolveu a teoria do Desenvolvimento Humano. Foi o autor da Teoria Cognitiva, que identifica e caracteriza as fases de aprendizagem do ser humano (Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto e Operatório formal).

A "afirmação central" da teoria de Piaget é a de que o ser humano aprende de forma diferente em cada fase da vida, contrariando o pensamento dominante da sua época, de que a criança raciocinava e aprendia da mesma forma que os adultos.

Através desta teoria, diversas propostas de educação diferenciada para crianças em cada uma das fases surgiram, todas visando melhorar a educação através das características específicas de cada uma destas fases. Uma das mais conhecidas é o construtivismo, onde a criança é levada a aprender através da solução de desafios e da procura das próprias respostas à estes desafios, construindo assim o conhecimento.

Piaget especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo que, assim como os organismos vivos podem adaptar-se geneticamente a um novo meio, existe também uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio, ou seja, a criança reconstrói suas ações e idéias quando se relaciona com novas experiências ambientais. Para ele, a criança constrói sua realidade como um ser humano singular, situação em que o cognitivo está em supremacia em relação ao social e o afetivo.

Na perspectiva construtivista de Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. As formas de conhecer são construídas nas trocas com os objetos, tendo uma melhor organização em momentos sucessivos de adaptação ao objeto. A adaptação ocorre através da organização, sendo que o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irá organizar em alguma forma de estrutura. A adaptação possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem o processo de desenvolvimento: a assimilação e a acomodação. Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.

A assimilação é a incorporação dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito, é o processo pelo qual as idéias, pessoas, e costumes são incorporadas à atividade do sujeito. A criança aprende a língua e assimila tudo o que ouve, transformando isso em seu conhecimento. A acomodação é a modificação dos esquemas para assimilar os elementos novos, ou seja, a criança que ouve e começa a balbuciar em resposta à conversa ao seu redor, gradualmente acomoda os sons que emite àqueles que ouvem, passando a falar de forma compreensível.

Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com