TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Piaget

Trabalho Escolar: Teoria Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  4.584 Palavras (19 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 19

Psicologia Comportamental (Behaviorismo)

1° Principais autores e conceitos de cada teoria;

John Broadus Watson nasceu em Nova York foi um Psicólogo e fundador do Behaviorismo. Seu propósito e objetivo foi o estudo do Comportamento observável podendo ser descrito através do conceito estímulo e resposta. Watson dizia que os Humanos eram determinados somente pelo seu ambiente, para ele chegamos vazios como uma tabua rasa quase tudo se aprende até o que pensamos ser apenas instinto (medo).

Mas contudo quem realmente, se destacou foi seu sucessor, Burrhus Skinner, nasceu na Pensilvânia em 1904 e faleceu 1990.

2° Postura do professor e sua relação com o aluno;

Psicólogo em Harward pesquisou a Engenharia da Natureza Humana, desenvolveu o Behaviorismo radical em 1945. Para moldar um comportamento Skinner desenvolveu o que foi chamado Caixa de Skinner colocando ratos e pombos em pequenos ambientes fechados. Estudando a relação entre comportamento e ambiente, sistema chamado Condicionamento operante e mecanismo que previa uma determinada Resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado e associar a necessidade a ação todo movimento de um organismo.

Ex: Um Pombo faminto gira a cabeça um pouco a esquerda e recebe alimento, depois de repetidas vezes o pombo entende esse reforçamento e logo faz um círculo completo recebendo assim mais alimento.

3° Visão pedagógica sobre a aprendizagem.

Na educação para Skinner é comportamento aprender e ter estímulo ou reprimir comportamentos desejáveis ou indesejáveis.

4° Metodologias de ensino e aprendizagem;

A aprendizagem mecânica tem que ser incentivada para levar a memorização e assim ao aprendizado. Os comportamentos são obtidos punindo o comportamento desejado e reforçando o comportamento desejado com estímulo repetindo até que ele se torne automático.

De acordo com Skinner o seu interesse está em compreender o comportamento Humano e manipulá-lo, defende o ensino individualizado pregando que ensinando individualmente o Professor tem uma visão maior da dificuldade do aluno tornando a avaliação natural.

5° Formas de avaliação;

O aprender tem que ser suave, gostoso, agradável e gradual; ensinar uma criança

Escrever gradualmente até que se chegue ao comportamento final que deseja, sendo assim contrário as repressões. Skinner contempla os estudos dados ao indivíduo pelo meio ambiente, esses meios eram conhecidos como punição, reforço positivo, o professor tem que instruir e arranjar contingências de reforço, mas também arranjar contingência em relação as respostas desejadas. O aluno na visão de Skinner é passivo, o professor tem que ouvir, falar com os estudantes e ler o que eles escrevem.

Psicologia da Gestalt

1° Principais autores e conceitos de cada teoria;

Max Wertheimer nasceu em 1880 na Tchecoslováquia uns dos fundadores da Teoria de Gestalt juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang kholer. Juntos, dedicaram-se ao estudo de processos perceptivos, corrente da psicologia que atendem que os fenômenos psíquicos podem ser compreendidos, se forem vistos como um todo e não através da divisão em simples elementos perceptuais. A palavra gestalt significa “Forma”, “Formato”, “Configuração” ou ainda “Todo”, “cerne”. O gestalismo assume assim o lema. “O todo é mais que a soma das suas partes”. Max Wertheimer faleceu em 1943”.

2° Postura do professor e sua relação com o aluno;

Vasconcellos (2002) e Lopes (1991) citam Freire (1986) quando ele fala sobre a necessidade de se estabelecer uma relação dialógica entre professores e alunos. Proximidade implica necessariamente escuta. Escuta implica proximidade. Proximidade implica estar inteiro diante do outro, implica percebê-lo na sua totalidade, escutar o inaudível, ou seja, dar forma ao diálogo.

Parece um jogo de palavras, que se complementam harmoniosamente como numa poesia, mas que traduzem um caminho que, pelo menos no discurso, iniciou-se com o diálogo e finalizou novamente com o diálogo, perfazendo um ciclo que dá uma pequena ideia da pertinência, da dificuldade e da intensidade do conceito de relação dialógica.essa postura diante do aluno, permite que o professor tenha os dados necessários para fazer as intervenções adequadas no processo de construção do conhecimento.

Dentro desse contexto, masetto (2000) conceitua a sala de aula como um espaço de convivência. Essa definição permite que se perceba que para se estabelecer uma relação dialógica é preciso conviver, é preciso estar em contato com o outro numa tensidade bastante significativa. Portanto, não é por acaso que a convivência é considerada um dos quatro pilares da educação. Afinal de contas, o existencialismo já nos mostrou que o homem precisa conviver para, a partir daí, existir com ser humano.

Além disso, a relação dialógica contribui para o surgimento de condições que possuem ligação com o destaque que Vanconcellos (2002) faz para a necessidade de criar um ambiente propício, em que haja abertura para o surgimento da iniciativa e principalmente de uma postura autônoma por parte do aluno. É preciso romper os laços que favorecem o estabelecimento de uma relação de dependência entre o educador e educando. O aluno precisa ser estimulado com a conquista autonomia. Ela é fundamental para o ser humano se constituir na relação com o mundo, como responsável pelo caminho que deseja traçar para a sua vida.

3° Visão pedagógica sobre a aprendizagem.

O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestalt pedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar.Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção junto à criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenos aprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e ação interventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança.

4° Metodologias de ensino e aprendizagem;

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com