TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Piaget

Seminário: Teoria de Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Seminário  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

Primeira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5)

Para pensar a subjetividade, afirma-se, na aula 1 (p.7):

É na relação com o mundo que o sujeito se constitui como tal, que se desenvolvem as possibilidades humanas. É inserido nesse mundo externo que o homem vai organizar o seu universo de valores e significados, que, por sua vez, vão moldar suas capacidades imaginativas, racionais e afetivas.

O que significa para a constituição da subjetividade a organização pelo homem de “seu universo de valores e significados”?

Levando em conta que a subjetividade é o nosso “eu interior”, que apesar de em parte nos tornar semelhantes a outros, é o que nos torna único, pode se dizer que a organização pelo homem de seu universo de valores e significados é a ferramenta principal que constrói a nossa subjetividade, que se forma através da experiências sociais e culturais que o individuo vivencia.

Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5)

A aula 2 assinala que o inatismo gira em torno de uma preformação natural do homem, ou seja, as reações emocionais humanas, a conduta sócio-humana, “já se encon-trariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento” (p.18). A concepção inatista minimiza, assim, o papel do ambiente (como consequência, da edu-cação e do ensino) e tenta “interferir o mínimo possível no processo de desenvolvimento espontâneo da pessoa” (p.18).

O que significa uma interferência mínima no desenvolvimento humano, conforme pretende o inatismo, e que efeito isto tem para a educação?

O Inatismo encontra suas origens, por um lado na Teologia: alega que o ser huma-no é criação de Deus e como tal já nasce pronto e que seu destino já esta determi-nado divinamente, independente do meio em que vive. E por outro lado, na genéti-ca: apoia-se na proposta de Darwin, mais precisamente na embriologia, onde se afirma que o individuo já trás consigo uma carga genética que é o que vai definir o que ele será no futuro, novamente independente do meio em que vive, daí a expres-são “pau que nasce torto morre torto”, portanto, o papel do professor é somente estimular o aluno para que ele se desenvolva sozinho. A consequência disso é que toda a responsabilidade educacional é do aluno, enquanto que a responsabilidade do professor e do meio é nula.

Terceira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5)

A aprendizagem na visão ambientalista, segundo a aula 2, é “o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência” (p.22). Algumas condições são enumeradas, em seguida, para que ocorra a aprendizagem: “o estabeleci-mento de associações entre um estímulo e uma resposta e entre uma resposta e um re-forçador”, considerando-se, em acréscimo, “o estado fisiológico e psicológico do orga-nismo” (p.22).

O que significa a modificação pela experiência, a associação estímulo-resposta e resposta-reforçador, como bases para a aprendizagem, segundo a concepção ambienta-lista?

Na visão Ambientalista a aprendizagem ocorre através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com