TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e técnicas psicossociais

Por:   •  30/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 11

PRATICAS PSICOSSOCIAIS

DEFINIÇÃO : Atividade profissional que na sua evolução histórica emerge como resposta à necessidade de analisar e atuar sobre os problemas de interações pessoais nos diversos contextos sociais.

Visa o desenvolvimento das pessoas, grupos e comunidades a partir das habilidades e competências necessárias para analisar a realidade social e as soluções para os problemas que afetam o individuo.

A sua ação, reflexão e pesquisa tem como referência:

Psicologia Social - é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras.

Antropologia – é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.

Sociologia – é a área das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

OBJETIVOS : Focalizar a relação entre o individuo e o seu contexto social (necessidades individuais e sociais); Melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas em relação a aspectos centrados na carência, déficit e patologia; Avaliar como as estruturas econômicas, políticas e sociais influenciam o componente individual e grupal

TIPOS DE INTERVENÇÃO : Intervenção grupal(objetivam a organização e a dinâmica comunitária – desenvolvimento da solidariedade,participação cidadã etc);Familiar (avaliação do grupo familiar – avaliação da capacidade e competência da família,acolhimento famíliar e Técnicas de mediação : situações de conflitos dos interesses de diferentes grupos ou  pessoas,atuar na redução de conflitos.

Atuação do psicólogo : 1- atenção direta (intervem diretamente com a população através de serviços de avaliação,orientação e/ou solução de problemas. 2 – Assessoria e consultoria (É uma intervenção indireta na qual o psicólogo gera um efeito multiplicador ao orientar e assessorar àqueles que estão em contato com a população.3 – Intervenção Comunitária (buscar uma maior consciência da comunidade,promoção de movimentos associativos e impulsionar projetos a partir nas necessidades  de cada comunidade.4 – PESQUISA;5 – PLANIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS.

A Psicologia Social Comunitária se difere em relação às outras práticas em comunidade destacando-se três aspectos: 1º - Em coerência à sua proposta de transformação social, a Psicologia Social Comunitária assume, também, uma ação pedagógico–formativa, já que deve ter um caráter preventivo na perspectiva de implementar projetos políticos que resultem em mudanças na vida cotidiana das pessoas. 2º - Quando os problemas já estão localizados, deve também desenvolver ações pontuais e específicas, sem contudo perder a perspectiva das possibilidades históricas presentes em um projeto político de sociedade. 3º - Trata-se de um trabalho que necessita ser realizado em equipe, inclusive com outros psicólogos que atuam de modo mais específico e pontual.

As práticas psicossociais em comunidade podem ser agrupadas em três blocos, revelando finalidades que as diferenciam: 1 - Referem-se a programas comunitários novos ou já em andamento em um dado lugar, objetivando o fortalecimento da equipe de trabalho e/ou possibilidades de intervenção psicossocial naquele espaço; 2-  Referem-se a problemáticas enfrentadas por diferentes setores/grupos. 3) Atendem demandas específicas de entidades (sindicais, profissionais, gremiais e comunitárias) para problemas pontuais e individuais, ou desafios das dinâmicas comunitárias (como as repercussões psicossociais da aposentadoria, desemprego, mercado informal, entre outros).

DESAFIOS : Percepção sobre a realidade - refere-se àquilo que o profissional consegue detectar em sua prática, que critério utiliza e que elemento possui para saber se no caminho mais adequado das propostas de ação.O quê fazer no dia a dia do trabalho comunitário - indicam a necessidade de serem explicitadas as dimensões psicossociais presentes nos processos de submissão e conformismo, no dia a dia das relações comunitárias.Relações estabelecidas - refere-se ao tipo de relação que se dá entre profissional e comunidade e como isto pode afetar a continuidade das práticas comunitárias.Impactos produzidos - os impactos do trabalho e o compromisso assumido quando de sua realização constituem-se em desafios constantemente renovados e que, inclusive, colaboram para o fortalecimento ou enfraquecimento do trabalho comunitário.

Quais aspectos positivos e negativos este legado do século XX nos deixou? Positivo: os trabalhos comunitários e a busca de soluções dignas só têm sentido se fortalecerem as dinâmicas comunitárias dentro de uma perspectiva de libertação e transformação social. Negativo: identificam-se armadilhas presentes em análises fragmentadas e a históricas sobre as condições reais de vida da população.

INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL E COMPROMISSO :DESAFIO AS POLÍTICAS PUBLICAS

Com Sílvia Lane, na PUC, de São Paulo, a Psicologia Comunitária começou a adquirir espaço e visibilidade no Brasil, ainda em pleno regime militar. Iniciam-se com ela os primeiros trabalhos de estudantes de psicologia junto às favelas e bairros da periferia, na cidade de São Paulo, na busca de uma aproximação e desenvolvimento de trabalhos comunitários pró-conscientização e transformação. Com Martín-Baró, a Psicologia Social Comunitária e a Psicologia Política incorporam-se a vários outros trabalhos sociais no cenário salvadorenho, em pleno período de guerra civil, atuando junto à população na direção da transformação de suas condições precárias de vida. Ambos formaram gerações de pesquisadores e trabalhadores psicossociais que, hoje, atuam e trabalham seja em projetos comunitários, em políticas públicas, seja dentro das universidades na preparação e formação de novas gerações de psicólogos sociais e comunitários. Sílvia Lane e Martín-Baró constituem-se em dois importantes marcos na construção do Campo da Psicologia Social Comunitária no Brasil e na América Latina, que se distingue, histórica e politicamente, do campo correlato nos EUA e na Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com