TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Ocidentais da Personalidade (Apolenario Portugal)

Por:   •  9/7/2015  •  Seminário  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  3.232 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

Introdução        

Conceitos        

Teorias Ocidentais de Personalidade Zen-Budismo, Ioga e Tradição Hindu, Sofismo        

Teoria de Personalidade: Zen-Budista        

As quatro verdades        

As três fontes do sofrimento “três fogos”        

Teoria da Personalidade do Ioga e Tradição Hindu        

Os tês princípios da criação        

Consciência        

Tendências subconscientes        

Dinâmica – crescimento psicológico        

Obstáculos ao crescimento        

Teorias de personalidade sofistas        

Dinâmica – crescimento psicológico        

Obstáculo do crescimento        

Conclusão        

Bibliografia        

Introdução

O presente trabalho debruçar-se-á sobre as teorias ocidentais de personalidade, é sabido que cada centro do mundo existem teorias que se preocupam logo muito cedo entender porque existem diferenças entre os indivíduos da mesma sociedade. Partindo nas predisposições psicológicas muitas teorias elaboram estudos que visam tentar os traços que o indivíduo desenvolve no percurso da sua vida.

Importante destacar as teorias ocidentais que constam no presente trabalho: teoria de Zen, Budismo, Ioga e Tradição Hindu e Sofismo.

Conceitos

Teoria é a explicação de ordem racional que os pensadores utilizam para exprimir os seus pensamentos que visam uma descoberta científica.

Para STRATTON e HAYES (1994.132), “teoria e uma explicação globalizada para um conjunto de observação organizadas em um modelo ou padrão corrente”.

Personalidade: “é padrão singular de pensamentos, sentimentos e comportamentos de um indivíduo que persiste através do tempo e das situações”, (MORRIS, 2004:510).

Teorias Ocidentais de Personalidade Zen-Budismo, Ioga e Tradição Hindu, Sofismo

As teorias ocidentais da personalidade organizam-se de uma necessidade comum de compreender a relação entre a prática religiosa e a vida quotidiana. Diferenciando-as das teorias orientais que se preocupam com os valores morais.

     

Teoria de Personalidade: Zen-Budista

Zen é uma das principais ceitas da tradição mahayana. Foi fundada na china no século VI por Budhidarma. Para o pensamento budista existem três características de existência (MARKUS):

  • Temporalidade: salienta se que tudo está em constante mudança, ela é aplicada a pensamentos e ideias. Implica que não pode haver uma autoridade suprema ou uma verdade permanente. Há apenas um nível de compreensão quando para um certo tempo e lugar.
  • Desprendimento: consiste na imoralidade da alma ou self eterno em cada indivíduo. Contudo o indivíduo é visto como um agregado de atributos-intelectivo, emoções, os quais são todos temporais e estão em constante mudança.
  • Insatisfação – diz respeito à tristeza, dor, desgosto, desespero, morte e a existência em si mesma.

Os ensinamentos budistas indicam que fonte do sofrimento está dentro do próprio indivíduo e da foram optimista, concluem que algo pode ser feito com esta insatisfação.

As quatro verdades

Gautana delineou as características essências da existência humana em termos das quatro verdades nobres.

  • Existência da satisfação – estados psicológicos dos indivíduos comuns, a insatisfação é inevitável.
  • Insatisfação – é o fruto de anseios ou desejos, a maioria das pessoas são incapazes de aceitar o mundo tal como ele é: o anseio cria uma estrutura mental instável, na qual o presente nunca é satisfatório.
  • Eliminação dos desejos – leva a extinção do sofrimento. Aqui aceita-se o mudo como ele é, sem sentir a insatisfação.
  • Formação de eliminar os desejos e as insatisfações – consiste no discurso, acção, modo de vida, esforço, cautela, concentração, pensamento e compreensão adequada.

As três fontes do sofrimento “três fogos”

  • Cobiça – as escrituras budistas descrevem tipos gananciosos como caracterizados pela vaidade, pelo descontentamento, pelo amor as comidas, doce e roupas finas.
  • Erro – é o estado geral de confusão, falta de atenção e vacilação. Em casos graves pode evoluir em neuroses.
  • Ódio – temperamento áspero.

Teoria da Personalidade do Ioga e Tradição Hindu

Na abordagem Iogue o self é o imutável e não é afectado pela actividade física ou mental, todavia, as operações mentais falseiam nossa consciência do slef. Embora os sutras Iogue descrevem espírito como consciência, outras escrituras acrescentam duas características fundamentais: existência externa e beatitude infinita.

Os tês princípios da criação

  • Tamas puro (inércia) – é matéria morta, pode ser visto na pedra, não tocada.
  • Rajos puro – é energia sem direcção ou meta.
  • Sattva puro (claridade) – é a imagem na fantasia do escultor.

Os indivíduos apresentam equilíbrio entre três qualidades, embora a maioria das pessoas sejam dominadas por um ou outro, (FADMAN E FRAGER, 1986:319).

Consciência

Na filosofia Iogue consciência (chitta) abrange todos os processos de pensamento (consciência de sensação e perecerão, o sentido do ego, e a inteligência intuitiva). A mente do indivíduo reflecte o self de modo clara quando está calmo.

Tendências subconscientes

As tendências subconscientes (samskaras) influenciam de modo significativo a actividade mental. As tendências constroem-se pela acção contínua dos processos mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com