TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias sobre Personalidade x Visão Humanística: As teorias da personalidade

Por:   •  1/3/2017  •  Resenha  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

Teorias sobre Personalidade x Visão Humanística:

As teorias da personalidade começam a surgir a partir das reflexões dos filósofos Hipocrates, Platão e Aristóteles, e outras dezenas de pensadores, essas buscam surgiram a partir da necessidade do homem de categorizar e explicar.(Hall, Lindzey & Campbell, 2000).

Essas teorias sugerem que  personalidade é a organização ou o padrão dado  a varias respostas distintos do individuo, traremos a seguir algumas teorias da personalidades e sua especificação, para que possamos então traçar um paralelo com a teoria humanística sobre personalidade.

Teoria Psicanalítica Clássica de Sigmund Freud:

Como se sabe a psicologia surgiu como disciplina cientifica independente na Alemanha , e tinha como objetivo a analisar a consciência do ser humano normal, e um dos principais interessados da época foi Sigmund Freud, e ele propôs que a personalidade é constituída por três grandes sistemas: id, ego e superego, e segundo ele essas três instancias seriam dinâmicas, e inseparavelmente, se tornando impossível desemaranhar  e pesar os efeitos de cada uma sobre o comportamento humano, ainda segundo ele o instinto poderia ser definido como uma representação psicológica inata de uma fonte somática interna de excitação, que teria como características principais uma fonte, uma meta e um ímpeto, o deslocamento dessa energia seria um importante aspecto na dinâmica da personalidade. Dentro dos instintos existiram o de vida e o de morte, e a forma como esses instintos se realizam seria chamada de libido, o mais enfático pra S. Freud foi o do sexo.

Dentro de tal contexto e estrutura S. Freud propôs ainda que a personalidade vai se diferenciar a depender de quatro fontes importantes, são eles: processos de crescimento fisiológico, Frustrações, Conflitos e Ameaças. A identificação e o deslocamento seriam os dois métodos que o individuo teria para aprender a resolver as frustrações, conflitos e ansiedades .(Hall, Lindzey & Campbell, 2000).

Teoria Analítica de Carl Jung:

Juntamente com Freud Jung foi um grande interessado na analise dos processos da personalidade humana, e por isso durante muitos anos foi parceiro de Freud , porem em sua conceituação a respeito da personalidade divergia em alguns aspectos defendidos por Freud, segundo Jung seriamos estruturados da seguinte forma:

O ego seria a mente consciente, constituída por percepções, memórias, pensamentos e sentimentos conscientes, seria ele o responsável pelos sentimentos de identidade e de continuidade.

O segundo seria o inconsciente pessoal, essa seria uma região adjacente ao ego, essas seriam consciências reprimidas, supridas esquecidas ou ignoradas, os complexos seriam oriundos do inconsciente pessoal, para ele seria como um grupo organizado e constelação de sentimentos. E em uma das suas visões mais originais desse teórico foi referente ao inconsciente coletivo, ele seria o sistema mais poderoso e influente da psique, e em casos patológicos, domina o ego e o inconsciente pessoal.(Hall, Lindzey & Campbell, 2000). Esse Inconsciente Coletivo seria designado como arquétipos, que seria basicamente uma forma universal de pensamento, e que contem um grande elemento de emoção.

Outras caracterizações a respeito da personalidade ainda teriam:

Persona: uma mascara adotada pela pessoa em resposta as demandas de convenções sociais.

Anima e Animus: A teoria de que qualquer ser humano e essencialmente bissexual, sendo o arquétipo feminino no homem o anima e o masculino na mulher o animus.( Jung,1945, citado por Hall, Lindzey & Campbell, 2000).

A sombra: consiste nos instintos animais que os humanos herdaram em sua evolução a partir de formas inferiores de vida .(Hall, Lindzey & Campbell, 2000).

Self: Este pra Jung seria equivalente a Psique ou a personalidade total. O Self e atribuído como a principal descoberta de Jung.

Teoria de Alfred  Adler:

Este teórico nasceu em Viena em uma família de Classe media, constituiu sua teoria a partir da sua própria historia de vida, que se fundamentou na capacidade de superação do homem, Segundo ele existiria algumas características próprias do indivíduo, seriam elas:

Finalismo Ficcional: essa noção defende que todo ser humano vive puramente de ideias ficcionais, sem nenhum equivalente de realidade.

Busca da Superioridade: ele defendeu que a busca pela superioridade e maior do que o impulso da sexualidade, este seria o desejo de poder que moveria o ímpeto e energia humana, assim como sua estrutura de personalidade.

Sentimentos de Inferioridade e compensação:  para ele e basicamente superar uma inferioridade com uma atitude ou ação antagonista, por exemplo, malhar e se tornar robusto por ter se sentido inferior por ser magro na infância.

Estilo de vida: Para ele seria o principal sistema estrrutural da pesonalidade humana, a forma como a pessoa buscaria a superioridade definiria a sua personalidade , esses seriam divididos em 4 tipos_  Dominante, Obtentor, Evitante e o Socialmente Util.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com