TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CIENTÍFICO TRABALHO FINAL PARA A DISCIPLINA TEORIA DA COMUNICAÇÃO BATMAN E A TEORIA DA REMEDIAÇÃO

Por:   •  23/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.142 Palavras (17 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 17

ARTIGO CIENTÍFICO TRABALHO FINAL PARA A DISCIPLINA TEORIA DA COMUNICAÇÃO

BATMAN E A TEORIA DA REMEDIAÇÃO

Rafael Bassani

                       Graduação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos Mídias de redes sociais no Comunicando Amor do Rio Grande do Sul.

Resumo: O artigo científico foi feito a partir de um pedido para a disciplina da teoria da comunição onde este é o trabalho final do curso, conta com a teoria da remediação e como ela esta associada ao nosso dia a dia e com o Cavaleiro das Trevas publicado pela DC Comics, tinha que conter uma teoria escolhida entre todas aquelas que foram aprendidas na aula, deveria de alguma forma estar articulada com as áreas PP/JOR/RP, onde o tema escolhido foi um personagem em quadrinhos o Batman, tinha que ser tratado com base na teoria da midiatização ou cibercultura, deveria embasar em autores, mas principalmente usar a sua própria voz, criar o conhecimento, e o mais importante é refletir sobre o fazer prático a partir das teorias.

Palavras-chave: Batman; Remediação; Quadrinhos; Comunicação; Teoria.

 INTRODUÇÃO

         

          O presente trabalho parte apresentando um pouco de como começou a minha história com o Cavaleiro das Trevas de onde partiu este amor profundo por este herói tão querido perante os fãs da cultura pop em geral, para mostrar o quanto este personagem representa foi resumido a sua longa jornada e a introdução sobre o personagem de quadrinhos Batman, ficou bem extensa com vários detalhes, contando quase tudo sobre os seus 75 anos de história, e mostrando as mídias em que ele faz parte, as antigas e as mais novas também.

            Ao longo do artigo, será analisada a teoria da remediação, contando um pouco sobre como ela funciona e ao mesmo tempo combinando com o personagem em questão o Batman, onde é articulação para fazer a ligação com uma das áreas da comunição que a minha é Publicidade e Propaganda, com exemplos das suas mídias apresentadas, onde foi totalmente tratado com base na teoria estipulada. Depois vem uma breve explicação do que a teoria apresenta é no nosso dia a dia e por ultimo a conclusão com a minha opinião perante o assunto.

1 BATMAN

1.1 Como eu conheci o personagem

Batman é um personagem fictício, um super-herói, ou melhor, o meu preferido, quando eu era criança ouvia falar deste personagem, que andava com uma roupa toda preta e o seu símbolo é um morcego, até que um dia eu vi o desenho que passava na televisão ,se eu não me engano no canal do SBT, na hora eu me apaixonei pelo herói, aquele ar misterioso que tinha envolta dele, tristeza,a feição sempre bem brava, e nunca sorria,aquilo de alguma forma me chamou a atenção não sei explicar ao certo o que ocorreu,mas a partir deste ponto eu comecei a ter os bonecos de todas as formas possíveis,me vestia como ele,olhava sempre o desenho,tinha a linha de roupas.

O amor só foi aumentando e com isso comecei a ler os quadrinhos, quando chegava um filme eu contava os dias só para assistir no cinema de preferência na estreia, e depois esperava para comprar o DVD edição de colecionador para olhar em casa, ou seja, muitas vezes vendo os mesmos filmes, comprei livros, alguns quadrinhos de edições especiais, mas sempre buscando mais conhecimento sobre o passado, presente do cavaleiro das trevas.

Eu sou um fã, obvio que não sei tudo sobre o personagem, são mais de 75 anos de história, e para buscar alguns quadrinhos é quase impossível, eles não se encontram com tanta facilidade para venda e muito menos na internet para ler online, mas as vezes sai uma edição especial que contem o conteúdo antigo,mas o importante para ser fã não é apenas saber tudo sobre o que foi escrito,não é saber os detalhes sobre tudo,não é apenas conhecer todas as obras,não é apenas ver e rever constantemente tudo o que está relacionado à ele,fã de verdade é muito mais que isso,e tem um amor puro,algo dedicado,sincero,que nasce de uma forma especial,desse alguém que te cativa a distância,parece coisa de outro mundo.

1.2 A polêmica sobre a autoria

O Batman é publicado pela DC Comics. Foi criado pelo escritor Bill e pelo artista Bob Kane que oficialmente creditado como o criador do super-herói,fã do Drácula, teve muita inspiração na cultura vampiresca, Kane imaginou o herói baseado nestes elementos, com roupas negras, mas é amplamente aceito que o escritor Bill Finger foi tão decisivo na formação de pontos chaves da estrutura do personagem, que muitos consideram um cocriador. Foi Finger que deu ao morcego o formato que o consagrou. Ainda estão no mesmo “barco” com Kane e Finger, o desenhista Frank Foster 2,artista ligado a industria de publicações de Nova Iorque na década de 1930,uma vez que ele apresentou publicamente desenhos de um personagem chamado Batman,muito similar ao personagem em discussão. Desenhos anteriores a 1939, forma considerados autênticos pela DC Comics

1.3 Histórico

A sua primeira aparição foi na revista Detective Comics, número 27 no ano de Maio de 1939. Originalmente com o nome "o Batman", o personagem também é conhecido por vários apelidos como "o Cruzado de Capa" (The Caped Crusader), "o Cavaleiro das Trevas" (The Dark Knight), e "o Maior Detective do Mundo" (The World's Greatest Detective).  

A identidade secreta de Batman é Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy, magnata de negócios, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises. Depois de testemunhar o assassinato dos seus pais enquanto criança, Wayne jurou vingança contra os criminosos, um juramento moderado por um sentido de justiça. Wayne treina-se então a si próprio, tanto físico como intelectualmente, e cria uma persona inspirada no morcego para combater o crime: Batman opera na cidade fictícia de Gotham City, Bruce Wayne criou o Batman para causar medo no submundo da vilania e para defender os inocentes. O uniforme e a maneira como age quando o usa tem o objetivo de intimidar seus adversários. Enquanto Bruce Wayne é despreocupado e irresponsável, Batman é frio, determinado, implacável e calculista. Além do uniforme e da personalidade, Bruce Wayne também altera sua voz significativamente quando se torna Batman, nas versões mais modernas ele usa um modular para ninguém possa reconhecer quem ele é, onde este e acoplado ao uniforme, bem na sua máscara, tanto para disfarçar como para intimidar. Batman costuma atuar apenas à noite (e não durante o dia, como no seriado dos anos 1960), imitando os hábitos dos morcegos. Em histórias mais recentes, surgiu a ideia de Batman como uma lenda urbana,onde ele é bem mais um mito,mas quando aparece todos acreditam que ele existe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com