TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto: Behaviorismo Radical e prática clínica

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de revisão dos textos – Texto: Behaviorismo Radical e prática clínica, Manual para entrevista clínica inicial e A apresentação do clínico, o contrato e a estrutura dos encontros iniciais na clínica analítico-comportamental.

1- A qual pressuposto filosófico do Behaviorismo Radical cada alternativa se refere?

1- Visão monista e materialista 2- Determinismo 3- O comportamento como interação organismo-ambiente 4- Visão contextualista 5- Visão externalista 6- Visão Selecionista

( ) O relato de sentimentos, emoções e pensamentos são relevantes para a clínica analítico- comportamental, no entanto, não são considerados a causa dos comportamentos a serem explicados.

( ) Comportamentos públicos e privados são compreendidos pelas mesmas leis, ou seja, não há distinção entre o físico e metafísico no ser humano

( ) Esse pressuposto contribui para a validação dos sentimentos do cliente, pois compreende que, mesmo que um padrão comportamental esteja trazendo problemas, ele foi reforçado no passado em um ou mais contexto.

( ) Na clínica analítico-comportamental, inicialmente o terapeuta busca identificar os fenômenos comportamentais relacionados à queixa(quais comportamentos, em quais contexto ocorre ou são mais frequentes, quando começaram, etc), por entender que esses comportamentos não correm ao acaso.

( ) O organismo é ativo em relação ao ambiente, uma vez que o modifica e é modificado por ele. Além disso, o comportamento é compreendido enquanto relação entre eventos naturais.

( ) O comportamento não deve ser analisado de forma isolada. Uma mesma resposta pode ter várias funções, dependendo da relação analisada.

2- Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas com relação a entrevista clínica inicial:

( ) Tem como objetivo obter dados pertinentes à intervenção terapêutica.

( ) Não a necessidade de uma interação, para facilitar o processo terapêutico, podendo ser apenas importante a coleta de dados.

( ) Interação podendo ser um instrumento terapêutico.

( ) Visa o estabelecimento de uma interação especial, facilitadora do processo terapêutico.

( ) Visa uma coleta de dados objetiva, não sendo nec

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com