TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Dissertativo Como Estimular A Mente

Dissertações: Texto Dissertativo Como Estimular A Mente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre- sob orientação da professora-tutora à distânciaCamilade MeloAndriotti.

CIDADE

Abril/2013

Etapa 1

Projeto Família

Público alvo: 1° ano do ensino fundamental

Justificativa: Valorizar a importância da família, proporcionando ao aluno a reconstrução da sua história familiar através da árvore genealógica afim de que conheçam melhor seus familiares, seus nomes e sobrenomes e sua própria identidade.

Objetivos gerais: Ajudar com que a criança seja capaz de entender o meio em que vive e sua individualidade, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.

Objetivos específicos:

•separação e contagem de sílabas;

•comparação de unidade de medida de tempo: dia, mês e ano;

•identificação de nome e sobrenome de seus familiares;

Cronograma: 5aulas de 50 minutos cada.

Desenvolvimento/Ações: Iniciar o projeto contando a história “Um Amor de Família” de Ziraldo, em seguida trabalhar a interpretação de texto, separação e contagem das sílabas, fazendo com que a criança procure dentro do texto as palavras que contenham uma, duas, três, e quatro sílabas.

Conversar sobre a família, os membros que fazem parte dela, quem mora junto na mesma casa. Pedir às crianças que tragam fotos para a confecção de um mural com o tema “Minha Família é Assim”.

Confeccionar a árvore genealógica da família de cada aluno, identificando e nomeando seus familiares com o nome e o sobrenome e numerando cada membro da família.

Fazer a relação temporal entre a idade de cada membro da família e a criança se baseando na certidão de nascimento de cada um.

Recursos utilizados:

• Livro “Um Amor de Família” de Ziraldo;

• Quadro negro;

• Giz;

• Folha sulfite;

• Caderno;

• Lápis

• Borracha;

• E.V. A;

• Fotos;

• Certidões de nascimento;

Etapa 2

Fiz minhas observações em uma C.E.I.E.F. (Centro de Educação Infantil e Fundamental) em uma sala de maternal 2, onde frequentam 18 alunos com 03 anos de idade, sendo que metade do grupo já frequentaram creche e outra metade estão iniciando esse ano.

Iniciei no dia oito de abril de dois mil e treze, durante cinco dias, totalizando vinte horas. Quando cheguei fui recepcionada pelas duas monitoras que auxiliam o trabalho da professora.

Observei que a sala contém informações que possibilitam um ambiente alfabetizador, bem como rádio, brinquedos como bonecas, caminhões, bolas, jogos educativos, jogos de montar, quebra-cabeça, cantinho da leitura com vários livros, um quadro negro, sacos plásticos com nome de cada aluno para serem guardados seus registros, um aquário com um peixe etc.

As mesas são dispostas em grupos de seis alunos, cada aluno tem sua cadeira nomeada pela professora, com o objetivo deles reconhecerem seu próprio nome.

No momento de chegada das crianças, que vai das 7h00 ás 7h50, as monitoras as recebem cada dia propondo uma brincadeira diferente. As crianças chegam colocam suas bolsas em frente aos respectivos nomes (saco de atividade) sentam e começam a participar do que as monitoras prepararam para a recepção daquele dia. Geralmente usam livros, jogos pedagógicos de mesa, massinha, quebra cabeça, etc.

Às 8h00 a professora chega, sãorecolhidos os brinquedos, ela inicia o dia com uma canção de bom dia, em seguida alimenta o peixe, que se tornou de estimação da turma após a realização de um projeto no qual o mesmo foi utilizado.

Em seguida, forma-se uma fila de meninas e outra de meninos por ordem de tamanho, as monitoras passam álcool em gel nas mãos das crianças e vão para o refeitório onde será servido o café da manhã cantando outra canção.

Ao retornar para a sala de aula, a professora inicia a rotina diária, faz com a turma o preenchimento do calendário, nesse momento ela reforça os conceitos temporais, sequencia numérica, dias da semana, a observação do tempo e os desafia a encontrar no calendário o numeral do dia respectivo fazendo-os pintar com a cor correspondente ao tempo, sugerido na legenda pré-estabelecida. Quando está sol, pinta de amarelo o numeral, se está chovendo, pinta de azul e se está nublado de cinza.

Logo após o término do calendário, é feita a organização do quadro de presença, no qual os alunos são levados a pensar sobre os amigos que estão presentes e os que estão ausentes e fazema relação com o nome que consta no crachá por ordem alfabética no quadro, cada aluno tem seu nome com sua fotopara facilitar essalocalização, perguntando qual aluno está com o nome no quadro, mas não esta na sala no dia e qual aluno estão na sala, mas q o nome não está no quadro.

Os conteúdos pedagógicos são elaborados por tema e é estimado de uma semana a quinze dias para cada tema.

Os temas são desenvolvidos com atividades lúdicas, práticas e gráficas. Para o registro gráfico é utilizado o papel A3, com o objetivo de se trabalhar a organização e a estimulação da coordenação fina.

Utiliza-se também o espelho e o espaço externo, pátio, para desenvolver as atividades e em seguida a atividade desenvolvida é registrado em A3.

Na maioria das vezes o registro é feito com giz de cera grande, pintura a dedo, para facilitar e estimular o traçado e a força muscular.

Além das atividades gráficas e externas, existem ainda os jogos de encaixe, de mesa e jogos livres para estimular a interação e diálogo entre o grupo, bem como despertar e estimular arepresentação de papéis e construção de fantasias e autonomia.

A cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com