TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teóricos Clássicos Da Psicologia Da Educação

Monografias: Teóricos Clássicos Da Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  4.241 Palavras (17 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 17

Teóricos Clássicos da Psicologia da Educação

A Educação exerce papel fundamental para a construção da identidade de uma população e não é apenas na escola que ela se constrói, pois há fatores além deste território que interferem significativamente no seu funcionamento e, consequentemente, na Educação que se pratica.

A Escola, por sua complexidade, sofre influência da família, do bairro e da globalização. Este fato não se dá por ser a escola apenas local de difusão de conhecimentos, mas por reconhecimento da diversidade que a compõe: a Escola é um local de convívio, de troca, de compartilhamento, um lugar ricamente social. Por sua importância, é comum que diversas outras áreas científicas se manifestem em sua construção. A Psicologia é uma dessas áreas e, por meio de suas correntes psicológicas, ajudou a elaborar algumas teorias de aprendizagem que auxiliam as práticas educacionais.

Propõe-se aqui neste trabalho relatar de forma simples a importância de alguns teóricos da Psicologia que contribuíram com a História da Educação em Geral: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vygotsky.

Introdução

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo), cabe agora definir tais termos:

• Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.

• Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.

• Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção - ao contrário, por exemplo, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto.

• Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.

Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo. Como os processos mentais não podem ser observados mas apenas inferidos, torna-se o comportamento o alvo principal dessa descrição, explicação e previsão (mesmo as novas técnicas visuais da neurociência que permitem visualizar o funcionamento do cérebro não permitem a visualização dos processos mentais, mas somente de seus correlatos fisiológicos, ou seja, daquilo que acontece no organismo enquanto os processos mentais se desenrolam). Descrever o comportamento de um indivíduo significa, em primeiro lugar, o desenvolvimento de métodos de observação e análise que sejam o mais possível objetivos e em seguida a utilização desses métodos para o levantamento de dados confiáveis.

Sigmund Freud

Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Morávia, Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. Estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia. Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações. Ele, durante muito tempo (de fins do século passado até início do nosso século), trabalhou na elaboração da psicanálise.

Freud foi o pai da psicanálise, e fez o nosso primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré-consciente e consciente, e logo após, chegou à conclusão de outro aparelho psíquico, o id, ego e superego. Id funciona como o inconsciente, o ego, o consciente e o superego, funcionam como uma sensura, ligada as leis morais, uma pessoa que está bem com a sua mente, contém esse superego, e os "doidos" passam por cima deste, descumprindo as leis morais ( andar pelado na rua). Freud também dividiu o nosso desenvolvimento em fases, e achava que era emocional.

Era dividido em fases:

fase oral- criança coloca tudo na boca

fase anal- produção individual ( fezes da criança)

fase fálica- descobrimos que o nosso corpo nos da prazer,

período de latência (Piaget)- há um intervalo na vida sexual.

fase genital - descobrimos que o corpo de outra pessoa nos da prazer.

Ele foi muito importante para nós professores, aprendermos em que fase da vida de cada individuo ele está preparado para receber informações e aprender conforme o seu emocial.

Muito se tem falado sobre os problemas da educação: professores insatisfeitos, alunos desinteressados, drogas nas escolas, violência de alunos a colegas e professores, defasagem escolar, índices de analfabetismo, promessas de melhores salários e muito mais. A que se deve a instalação desse caos que hora se apresenta, angustiando pais e professores e toda uma sociedade e tornando a escola também vítima da violência? Todo respeito e valor que a escola tinha caíram por terra e a instituição se apresenta à mercê da transgressão, do descrédito e desrespeito de discentes e docentes. Não se pode esquecer que a educação busca ignorar a realidade da condição humana, quando procura enquadrar o aluno a normas que acredita o façam aprender, tornar-se um ser ideal. A educação é por si só normativa, violenta, repressiva porque visa adaptar a criança à aceitação social, o que vai de encontro a tudo que ela viveu no ambiente familiar. A relação com a educação é ambígua, contraditória, antagônica podendo-se falar numa relação de amor e ódio, uma vez que a amamos porque dela necessitamos e ao mesmo tempo a odiamos pelo fracasso que às vezes nos traz. Os educadores deveriam conhecer toda influência que sofre a formação psíquica da criança desde seus primeiros anos de vida no ambiente familiar na sua relação com pais, irmãos, avós e babás. Influências estas que vão se refletir na sua personalidade e que irão perdurar por toda sua vida adulta. Possuidores desse conhecimento, o professor precisa se reconciliar com a criança que habita em cada um e a partir daí entender melhor seu aluno para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com