TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teóricos Clássicos Da Psicologia Da Educação

Exames: Teóricos Clássicos Da Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 13

Teóricos clássicos da Psicologia da Educação

TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

1. Introdução

Esse relatório apresenta comoa Psicologia pode contribuire como usar as teorias dessesteóricosclássicos da Psicologia da Educaçãopara se pensar na aplicação da psicologia na educação e focalizar seus aspectos relevantes das teorias de Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski. A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos, mentais e a relação entre eles em todo domínio que entram os comportamentos observáveis (correr, andar, falar, etc.) assim como os não observáveis (pensar, emocionar-se, etc.)

2. Quem foramSigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski e suas contribuições para a educação

2.1 Sigmund Freud

Sigmund Schlomo Freud, (Vienna, 1856 – Londres, 1939). Foi médico neurologista, austríaco, fundador da psicanálise, nasceu em Freiberg.

Freud iniciou seus estudos com a utilização da hipótese como método de tratamento para pacientes com histeria, observando melhoria de paciente Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente.

Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos da defesa, depressão psicológica e por criar a utilização clinica da psicanálisecomo tratamento da psicopatologia.

Sigmund Freud contribuiu com a ciência do século XXI, com a psicanálise, a fim de entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem.

Sua posição doutrinária esta centrada na teoria do núcleo patogênico, constituído na infância, por ocasião de um trauma sexual real, decorrente de sedução por um adulto, o tratamento consiste em trazer a consciência os elementos, como se extrai um “corpo estranho”.

Freud ainda supõe, contrariando aqueles que dizem que a sexualidade só surge ao inicio da puberdade, assim surge uma duvidae isto o conduziu a Educação para averiguar qual o seu papel na condenação da sexualidade e daí a descoberta da sexualidade infantil.

Para entender a sexualidade infantil, Freud estudou as previsões. Descobriu quena constituição dos seres humanos estão presentes práticas de natureza perversa que irão desaparecendo pela repressão, submetendo-se ao domínio das praticas genitais como vista á procriação. Algumas perversões (exibicionismo, curiosidades dirigida aos órgãos genitais dos seus companheiros, prazer de sucção, prazer ligado a defecação) que permanecem no adulto, são resultados dessas perversões parciais infantis que se recusamem cair sob domínio da genitalidade.

Isto afirma a importância da sexualidade infantil e um esquema de evolução da libido, por suas fases caracterizadas pela sucessiva dominância das zonas erógenas bucal, anal e genital.

Explicando a sua teoria da sexualidade Freud afirma que há sinais desta logo no inicio da vida extra-uterina, constituindo a libido.

O indivíduo passa por períodos ou fases e são essências ao desenvolvimento.

Primeira fase – A libido envolve do nascimento á puberdade.

Segunda fase –O Édipo se caracteriza por uma fixação libinal passageira entre quatro e cinco anos, também conhecido “Complexo do Édipo”.

A transferência - último dos pilares da psicanálise, é umaarma usada pelos psicanalistas para ajudar no tratamento do paciente.

O tratamento psicológico deve, então, ser entendido como uma reeducação do adulto, ou seja, uma correção enquanto criança.

Vivemos em uma sociedade que é regida por leis morais as quais tomamos consciência desde pequenos, quando ainda somos educados.

Na sexualidade, usando a psicanálise Freud viu que a psique se divide em três componentes estruturais, que chamou de:

• Id -instintos de espécie humana.

• Ego – representa a realidade, regulador entre o id e superego, ele existeporque as necessidades do organismo solicita transações adequadas ao mundo objetivo da realidade.

• Superego – censura que inibe os extintos inconscientes para que eles não sejam exteriorizados é uma estrutura do psiquismo que forma por último, desenvolvendo – se a partir do ego.

Freud formula as relações entre cultura e sublimação, seu discurso é otimista. Era consultado a respeito da melhor maneira de educar os filhos, e respondia que as crianças devem receber educação sexual assim que demonstre interesse pela questão.

2.2 Jean Piaget

Jean Piaget– O biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio.

O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como adultos e constroem o próprio aprendizado.

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, nove de agosto de 1896. Seu primeiro trabalho científico foi sobre um pardal albino. Trabalhou de voluntário epublicou vários artigos sobre a zoologia, religião, sociologia e filosofia.

Licenciou-se no curso de Biologia em 1985, na Universidade de Neuchâtel depois se doutorou com a tese os moluscos de Valois.

As leituras de Filosofia levaram-o a se interessar pelas questões do conhecimento e os seus estudos mais sistemáticos da Biologia fizeram-no suspeitar que os processos de formação do conhecimento pudessem depender de mecanismos de equilíbrio orgânico e que as ações externas dos indivíduos a e os seus processos de pensamento, obedeceriam a uma organização lógica.

Foi essa intuição que o levou a pesquisar os mais diferentes autores e as diferentes áreas do conhecimento.

Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo depedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de tudo, Piaget foi biólogo e dedicou sua vida submetendo à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética, através do estudo das concepções infantis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com