TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de bullying

Artigo: Tipos de bullying. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  Artigo  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

O bullying no inglês significa valentão. Este comportamento foi identificado oficialmente na Noruega, com as pesquisas do professor Dan Olweus. Seu objetivo era compreender a tendência suicida de adolescentes e as conclusões de seus estudos apontaram que a maior parte destes jovens havia sofrido algum tipo de ameaça. O bullying representava um mal a ser combatido. A idade crítica para o aparecimento do bullying está localizada na faixa entre 10 e 21 anos, embora a predominância aconteça entre 11 e 13 anos.

Há duas formas de praticar o bullying: direta ou indiretamente. Na forma direta, as vítimas são atacadas verbalmente (ou fisicamente, em casos extremos), sendo mais comum entre os meninos. Na forma indireta, a vítima é isolada, sofrendo indiferença e negação de seus desejos, sendo mais comum entre as meninas. É importante ressaltar que para ser caracterizada como bullying, a intimidação deve ser repetida sistematicamente.

Há três personagens que sustentam a estrutura do bullying: o agressor, a vítima e a testemunha. Sem a presença de algum destes 3 elementos, a situação não será classificada como bullying.

O bullying pode causar medo, ansiedade, raiva e até depressão. Tem gente que acha que o bullying é “brincadeira”, porém, ele é uma forma de violência física, mental e verbal que vem cada vez mais, gerando problemas sociais graves. O bullying não deve ser tolerado em nenhuma circunstância!

“Bullying é uma situação de agressão física e/ou psicológica entre pares ocorrida de forma intencional, repetida, sem motivo aparente que justifique tal atitude, gerando uma conseqüência.”

os tipos:

1°- Intimidação física: inclui qualquer contato físico que possa ferir ou prejudicar uma pessoa como bater, chutar, etc.Tomar algo que pertence a outra pessoa e destruindo também seria considerado um tipo de agressão física. Por exemplo, se alguém estava andando na rua e alguém veio até ele e empurrou-o para o chão, seria uma forma bullying físico.

2°- Intimidação verbal: é xingar, fazer comentários ofensivos, ou fazendo piadas sobre a religião, gênero, etnia, status socioeconômico. Por exemplo, se havia um grupo de garotos que fizeram o divertimento de outro garoto, porque ele não podia correr tão rápido como todos os outros, seria um exemplo de intimidação verbal. 46,5% do total de bullying nas escolas é o tipo verbal. A agressão verbal é quando um valentão teases alguém. Ele também pode incluir um valentão fazendo ameaças verbais de violência ou agressão contra a propriedade pessoal de alguém.

3°- Bullying indirecto: inclui espalhar rumores ou histórias sobre alguém, dizer aos outros sobre algo que foi dito para você em particular. Por exemplo seria você falar mal de uma outra pessoa por ela ser mais gorda que outras pessoas. Bullying indirecto é responsável por 18,5% do total de bullying.

4°- Cyberbullying: é feita por envio de mensagens, imagens ou informações através de meios electrónicos, como por exemplo os computadores (e-mail e mensagens instantâneas) ou telefones celulares (mensagens de texto e correio de voz). Por exemplo, se você enviou uma foto de uma cobra em um e-mail para uma pessoa, porque você sabe que eles têm medo de cobras, seria um exemplo de cyberbullying. De acordo com um levantamento feito em 2003, apenas 4% de bullying é listado como "outros tipos", e isso incluiria cyberbullying. Embora este número parece pequeno, o crescimento deste tipo de bullying está crescendo rapidamente por causa da difusão da tecnologia em torno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com